Alunos homenageiam Aracaju com obras de arte e música

0
Fotos: Fabiana Costa

No último sábado, dia 10, os alunos do Ensino Fundamental Menor do Colégio do Salvador
participaram do projeto “No sábado eu me espalho”, no qual, com a proximidade do aniversário de Aracaju, realizaram uma bela homenagem aos 163 anos da nossa capital.

Durante a aula, os alunos pintaram telas gigantes com os principais pontos turísticos de Aracaju e, usando muita cor e criatividade, aprenderam um pouco mais sobre a história da cidade.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I, Ana Carla Ferreira, o projeto consiste em oito sábados letivos no ano e cada sábado terá uma atividade diferente.

“Queremos que a criança venha não só para o estudo, mas que tenhamos sempre algo a mais, algo lúdico. E, para nossa primeira aula, aproveitamos a semana da mudança da capital sergipana para o tema ser: No sábado eu me espalho… em Aracaju”, explicou Ana Carla, que também destacou: “Cada criança contribuiu com uma pincelada de cor. Preparamos algo para fugir um pouco do escrito, da aula maçante; algo lúdico e animado, no qual eles se sentissem parte dessa cidade, como eles realmente são”.

A iniciativa agradou bastante os pequenos, que se mostraram surpresos com as instruções do artista plástico Edson Santos, mais conhecido como “Miau Arts”. “Amei a atividade! De manhã, quando estava vindo para o Colégio e lembrei que era pintura, eu me animei, mas pensei que seria simples, no papel. Mas, quando eu vi a tela grande, eu amei! Adorei pintar do meu jeito os pontos da cidade. Achei bem divertido”, falou a aluna do 4º ano B, Julia Maria Fontes Bezerra.

Para a aluna Milena K. Costa Teixeira, do 4º ano B, usar a criatividade foi o mais divertido. “Eu pude usar minha criatividade no desenho! Pude pintar o monumento do papagaio… Fiz como eu achava que deveria ser e achei muito bom. Queria uma atividade de pintura todo dia. Foi a primeira vez que pintei e fui boa. O pincel gostou de mim”.

Outro aluno que também aprovou a atividade foi o Guilherme Acioli, do 5º ano, que pintou a tela com os desenhos das fachadas do antigo prédio do Colégio do Salvador, situado na Rua da Frente, e, também, do novo prédio. “Achei a atividade legal. Só pintei uma vez na casa da minha avó, mas gostei muito da tela grande. Não esperava que fosse assim”, elogiou.

Além da pintura, o sábado também teve música. Os pequenos do 2º ano fizeram sua homenagem, cantando uma música sobre Aracaju, composta pelo cantor Pedro Luan (que participou da homenagem) em parceria com seu falecido pai, o cantor Rogério. A professora Juliana Costa estava emocionada com o resultado do trabalho.

“Durante toda a semana, contamos a história de Rogério e do filho dele. Colocamos a letra da música e, rapidamente, eles pegaram e hoje foi um show lindo. Eles aceitaram muito o trabalho da música. Eles gostam muito de atividade artística! Foi nosso primeiro passo nessa parte musical e deu muito certo. Vamos fazer isso mais vezes”, relatou a professora.

Ao todo, foram quatro telas de 2 metros, cada uma com dois pontos turísticos diferentes, entre eles os Arcos da Orla, a Catedral, a Colina do Santo Antônio, a Ponte do Imperador e o Colégio do Salvador. Os quadros ficarão expostos durante a semana do aniversário de Aracaju no hall de entrada do Colégio.

Deixe uma resposta