Ações de marketing digital geram buzz na Black Friday 2017

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A Black Friday 2017 acontece nesta sexta-feira, 24, e muitas marcas aproveitam para pegar carona no evento surgido inicialmente nos Estados Unidos.

O clima de consumo e promoção aquece as vendas de vários setores, principalmente o e-commerce brasileiro, que apresentou crescimento de 88% no período de 2012 a 2016.

O crescimento médio anual foi de 17% de acordo com o relatório Webshoppers 2017. Nesse mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou um recuo de 3,9%.

Ou seja, o comércio eletrônico é o meio que mais tem gerado resultado para as empresas. Contudo, poucas conseguem desenvolver um marketing digital eficiente e principalmente, que gere o sonhado ‘call to action’, aquele botãozinho de play e o barulhinho na caixa registradora.

O produto não necessariamente precisa ser adquirido online, como o tão falado refil de batatas fritas que o MC Donalds dá em suas lojas. Mas a estratégia para que esta ação gerasse buzz já é vitoriosa, mesmo antes do apurado em caixa do dia 25 de novembro, data-limite em que poderá ser consumido o refil das batatinhas.

Fazer propaganda com linguagem off para mídias sociais é o que mais vemos. Sinto muito, mas o público onlife (o mesmo que vai até a loja física e compara preços na internet) não consome mais publicidade do jeito que estamos habituados a ver. Pula-se o anúncio, muda-se de canal, de frequência. É spam!

Não que estas mídias não possam ser exploradas, ao contrário, pode-se desenvolver comunicação integrada no on e off com uma eficiência incrível. Mas precisa-se saber o objetivo de cada ação desenhada em marketing digital.

Voltando às batatas fritas, a treta eterna e internacional junto ao Burguer king jamais perderia a chance de também competir uma fatia deste bolo, ou melhor, das fritas. Um dia após o lançamento da campanha do MC Donalds, o Burguer King disse que dará um balde na Black Friday. Vamos assistir o desenrolar das ações, porque a fome de levar gente para o ponto de venda, é grande.

Consulta via Google Notícias

Venda às cegas

O Magazine Luiza é um exemplo no quesito de marketing digital integrado ao e-commerce. Com o lançamento do aplicativo, o marketing desenvolveu uma campanha completamente integrada online e offline. Mas, tudo devidamente mensurado. Quantos downloads no app eram gerados ao veicular a campanha no Domingão do Faustão? Em tempo real, todos os canais podem ser medidos.

Um teaser de ação digital foi apresentado pré-black friday: a venda às cegas. Você compraria um produto sem saber qual, só apenas confiando que se tratava de uma ótima oportunidade?

Durante esta semana que antecede o Dia D, black posts foram lançados através da página do facebook da empresa, num jogo emocionante entre risco e confiança.

Mais de 700 pessoas compraram no escuro, de acordo com as informações do Magazine Luiza. A ação continuará tendo repercussão porque os compradores enviarão vídeos dando depoimento sobre a experiência da compra.

A imprensa nacional divulgou, e muito, ambas as ações. O marketing destas companhias geraram buzz. É gol e bingo!

Consulta via Google Notícias

Por Shirley Vidal

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