Aprenda a decorar seu apartamento no estilo DIY

Estilo 'Faça Você Mesmo' traz mais personalidade e exclusividade à sua casa. Veja algumas dicas!

0

Que tal aliar seus gostos pessoais à vantagem de ter uma decoração exclusiva em casa? Com a decoração ‘Faça Você Mesmo’, ou ‘Do It Yourself’ (DIY), em inglês, como é conhecida, é possível. Basta usar um pouco de criatividade ou buscar inspirações na internet e pronto: você passa a ter em casa itens exclusivos e que têm tudo a ver com a sua personalidade.

Este tipo de decoração pode ser feita das mais diversas maneiras, seja através da reforma de objetos ou até mesmo da reciclagem deles. Usando a imaginação, é possível ter diversos itens para decorar o ambiente e o melhor de tudo: com pouco investimento.

Uso de caixotes de madeira na decoração (Pinterest)
Uso de caixotes de madeira na decoração (Pinterest)

Neste segmento, os pallets costumam ser bastante utilizados, seja para itens mais simples, como banquinhos e hortas verticais, até mesmo chegando a produção de mesas e painéis. O uso dos tecidos, que podem ser aplicados até mesmo em paredes, também costuma fazer parte da decoração no estilo Faça Você Mesmo, porque eles são de fácil aplicação e remoção, bastanto apenas utilizar água e cola branca.

OUTROS TIPOS
O uso de vinis no décor também pode ser feito em casa, criando painéis dos discos ou mesmo personalizando-os com tecidos e espelhos. O que dizer também do reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo? Tem até quem consiga transformar pneu em puff!

Garrafas inutilizadas podem se transformar em decoração (Pinterest)
Garrafas inutilizadas podem se transformar em decoração (Pinterest)

A bióloga Julianna Matos é adepta ao ‘Faça Você Mesmo’ e costuma sempre personalizar a casa dela, em pequenos detalhes. “Já pintei caixotes de madeira para guardar livros, também já os transformei em camas para os meus gatos. Gosto de artesanato e costumo aplicar tudo que aprendo na minha casa. É legal porque ela acaba ficando com a minha cara, com as minhas preferências”, aponta.

Mas lembre-se: em caso de reformas ou de projetos de ambientes, o ideal mesmo é procurar um profissional, seja de Arquitetura ou de Design de Interiores, que saberá executar as mudanças de forma responsável e profissional. A decoração DIY serve apenas para confeccionar itens de decoração, que dão um toque mais pessoal ao ambiente.

Por Danielle Menezes, da equipe VIP

Deixe uma resposta