Automação residencial: saiba como ter uma casa tecnológica e segura

Dentre as principais vantagens, além da praticidade, estão a economia de energia e segurança

0

Cada vez mais presente no dia a dia, a tecnologia tem função importante em diversos aspectos, como no que diz respeito à praticidade, a segurança e o conforto. Inserida no segmento residencial desde a década de 70, quando elementos de tecnologia industrial começaram a ser testados em residências dos Estados Unidos, a automação traz diversos benefícios dentro do lar.

O principal deles é a comodidade, por exemplo, de poder controlar a iluminação e a temperatura do lar de onde estiver através do smartphone. De acordo com Antônio Bomfim, responsável pela Sonar Automação, há ainda outras funções que podem ser controladas automaticamente.

p

“Através do smartphone, é possível também controlar itens de áudio de vídeo, cortinas motorizadas, além de poder ter acesso a imagens de câmera e controlar acesso, o que reforça também a segurança dentro do lar”, explicou.

Mais vantagens

A automação também contribui para a otimização do consumo de energia elétrica, evitando desperdícios. “Você pode, por exemplo, programar tarefas como acendimento e desligamento de lâmpadas, decidir quais serão acesas ou não, além de checar se esqueceu algo ligado em casa, como a luz de um cômodo, uma TV ou o ar condicionado”, complementou.

Os custos para equipar uma residência com estes itens são bastante variáveis, mas Antônio afirma que a automação residencial é acessível porque pode ser feita em diversos tipos de imóvel. “Tudo vai depender da necessidade do cliente, dos tipos de automação que ele necessita e do tamanho do imóvel”, ressaltou.

Por Danielle Menezes, da Equipe vip

Deixe uma resposta