Casa nordestina: inspirações para dar um toque regional ao lar

É possivel decorar com estilo e sofisticação, usando elementos regionais da decoração, como a renda, o barro e a chita. Saiba como!

0
Chitas: das festas juninas à decoração em paredes

Barro, renda, macramê, madeira, chita. Na hora de decorar um ambiente, muitas influências são utilizadas a fim de harmonizar e criar uma decoração moderna. No entanto, neste leque de opções, há espaço também para a decoração regional, com o uso de objetos feitos à mão.

Um exemplo disso, quando se fala em Sergipe, é a inserção das rendas em casa, como capas de almofadas, toalhas de mesa e até mesmo cortinas. E tem mais: as rendas hoje também são combinadas com vidros e dão um toque delicado até mesmo em lustres e vasos decorativos.

hhh
Uso de artesanato do décor traz proximidade com a cultura local (Foto: CulturaMix)

De acordo com a designer de interiores e arquiteta, Flávia Thaís, o uso da madeira e das cordas também são comumente utilizadas. “Nos vasos de plantas, por exemplo, fica muito interessante utilizar as rendas e as cordas, como decoração externa. Além do toque rústico, torna o local mais aconchegante, mais próximo ao local onde se vive”, comenta.

Cores

-
Painel de cama feito com patchwork de chita – tecido muito utilizado no nordeste


Além destes itens, as cores também são inseridas de forma regional. No nordeste, as cores fortes e misturadas predominam seja nos quadros e telas, ou ainda nas decorações do tipo ‘patchwork’, feitas de ‘fuxico’ ou de fitinhas do Senhor do Bonfim, remetendo à Bahia.

Elementos culturais podem ser inseridos na decoração com estilo e elegância (Foto: CulturaMix)
Elementos culturais podem ser inseridos na decoração com estilo e elegância (Foto: CulturaMix)

Os tecidos de chita (tecido de algodão de cores fortes, muito utilizado no Nordeste, sobretudo em épocas juninas) também podem ser combinados à almofadas, toalhas de mesa e ainda painéis de cama. “Se o uso dele for aliado a elementos neutros, móveis em tons sóbrios, dá para utilizar até mesmo como papel de parede”, alerta a designer.

Estabelecimento traz proposta de barro e madeira, uma referência às antigas casas do Nordeste
Estabelecimento traz proposta de barro e madeira, uma referência às antigas casas de taipa do Nordeste

E o uso destes elementos culturais não se restringem somente à casa. Nas empresas, principalmente restaurantes, eles têm sido também utilizados como forma de caracterizar os locais. O que vale, nestes casos, é utilizar a imaginação e claro, as tantas inspirações que o regionalismo oferece!

Por Danielle Menezes, da equipe VIP

Deixe uma resposta