Colégio do Salvador realiza treinamento pedagógico para professores

Palestras sobre motivação e plano de aula foram ministradas pelo psicólogo da Livre Pensamento, Laênio Loche, nos dias 28 e 29 de julho

0

Com o objetivo de capacitar e aprimorar cada vez mais o ensino, o Colégio do Salvador realizou mais um treinamento com os professores da instituição, nos últimos dias 28 e 29 deste mês. A capacitação, realizada pelo psicólogo Laênio Loche, fundador da Livre Pensamento, faz parte do calendário de treinamentos dos professores ao longo do ano e teve como tema a motivação dos alunos e dos professores em sala de aula, além de discutir o planejamento didático.

Na primeira palestra, foram abordados conceitos relacionados a importância da motivação dos estudantes para a aprendizagem. “O objetivo é tratar o aspecto teórico e, sobretudo, metodológico, da motivação em sala de aula. O aluno precisa ter desejo de aprender qualquer disciplina e reconhecer a importância dela e isso é trabalhado através do conjunto de técnicas do psicólogo John Keller”, explicou o palestrante.

Palestrante
Palestrante Laênio Loche

Uma das técnicas trata-se da sigla ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação). “Para cada uma dessas linhas, teremos estratégias para os professores aplicarem em sala de aula, para que eles gostem, mesmo que minimamente, de todas as aulas. Que estejam motivados a participar e que todos os professores sejam motivadores da aprendizagem”, complementou Laênio.

A capacitação também contou com momentos práticos, onde os professores do Colégio do Salvador puderam interagir entre si e também com o palestrante, com a realização de dinâmicas. “Nós já realizamos treinamentos com Laênio de outros cursos duas vezes e os professores, sempre após a dinâmica ou workshop, realizam cursos à distância através da plataforma Livre Pensamento”, ressaltou o administrador do Salvador, Marcolino Neto.

Plano de aula

Já no segundo dia de palestra, o tema abordado com os docentes foi o planejamento didático em sala de aula, com a indicação de estratégias para tornar a aula mais atrativa. “Boa parte das aulas nos colégios não são planejadas num nível mais técnico, então, uma técnica que trabalhamos hoje é a 3E’s, que trata de uma didática que tem por objetivo alcançar três pilares: eficiência, eficácia e efetividade”, explicou Laênio.

dicas-uso-do-hifen
Equipe do Colégio do Salvador

O coordenador do Ensino Médio, Ronaldo Cruz, ressaltou a importância do treinamento e destacou as ações realizadas pela escola como essenciais para a qualidade do ensino na instituição. “Parabenizo a direção pela realização da capacitação neste fim de semana, com o intuito de motivar os professores a motivar os alunos em sala”, afirmou.

Participaram das palestras os professores de todas as séries do colégio, bem como coordenadores e também integrantes da direção. Para a professora de Biologia, Vanessa Nascimento, as palestras incentivaram novas ideias que serão aplicadas em sala de aula. “O evento foi importante porque proporcionou uma reciclagem da nossa atuação enquanto professor, que é sempre necessária. Iremos pensar sempre nas orientações do psicólogo na hora de preparar aula e buscar motivar os alunos”, concluiu.

Por Danielle Menezes, da Equipe Vip

Deixe uma resposta