Como fazer um churrasco ideal

Da escolha das carnes aos cuidados com o tempero e o modo de assar, descubra como agradar o paladar naquele ‘churrasquinho’ do final de semana

0
Foto: internet

O brasileiro gosta daquele churrasquinho no final de semana. Mais que uma refeição, o churrasco é uma oportunidade para reunir a família e os amigos, para compartilhar alegrias e saborear uma boa carne.

O principal segredo para tornar o evento inesquecível é a escolha das carnes. O cuidado ao temperar será o “quê” a mais e, por fim, o modo correto de assar. O ponto da carne é controverso, há quem goste mal passada, há quem prefira bem passada, mas o ideal é deixá-la ao ponto.

“Nem crua, nem mal passada. Vire a carne somente uma vez. Aguarde o sangue começar a aparecer em mais quantidade na parte de cima, para então virá-la e evite furar a peça”, revela o comprador de carne do GBarbosa, Luis Milanez.

O especialista em carnes compartilha algumas dicas para deixá-la macia e suculenta. Segundo, Luis Milanez, fraldinha, alcatra, maminha e picanha são as opções perfeitas para o churrasco. “As peças de carne com aquela cobertura de gordura é outro critério importante na hora da compra. Essa gordurinha vai dar maciez à carne”, explica.

Luis pontua ainda que para não faltar ou sobrar carne, 300 gramas são suficientes por pessoa, além dos acompanhamentos.

E o tempero?

“O tempero correto para a carne bovina é somente o sal grosso. O ideal é colocá-lo na hora de levar a carne para assar, pois o sal ajuda a selar a carne enquanto derrete, evitando que ela perca muito suco e resseque por dentro. Já para o frango use alho, sal fino, um pouco de mostarda, além de ervas para dar cheiro”, recomenda.

Além da carne bovina, a carne de frango sempre é uma opção para o churrasco. O segredo valioso do especialista é regar três quilos de frango com um copo de leite e ervas. “Quando estiver assando, o ponto ideal é no momento que a pele estiver dourada e crocante”, dá a dica.

Como assar?

Mas não adianta muito cuidar da carne, do tempero e não souber como assá-la. Luis ensina o segredo: “Quando o carvão estiver com braseiro, a uma distância de 30 centímetros de altura, coloque a palma da mão sobre o braseiro e conte até cinco segundos. Se não conseguir chegar até o final da contagem, já pode colocar a carne. A temperatura está ideal”.

Depois de saber todos os segredos para o churrasco perfeito, é hora de reunir a família e se deliciar.

Deixe uma resposta