Confira 5 dicas de como se preparar para provas

0
confira-5-dicas-de-como-se-preparar-para-provas
Foto: Roberto Trindade

As provas já estão chegando, mas será que você, estudante, está se preparando para as avaliações também fora do ambiente escolar? Para obter um bom desempenho durante e após o período de provas, é necessário que o aluno siga algumas recomendações, e a principal delas é a de montar um horário de estudos em casa.

Abaixo, confira 5 dicas de como se preparar para a semana de provas, indicadas pelo coordenador do Fundamental Maior do Colégio do Salvador, o pedagogo Carlos Magno.

1) Atenção e anotações – De acordo com Magno, o aluno deve manter o material escolar em dia, com todas as anotações sugeridas pelo professor em aula, para que elas auxiliem os estudos antes da prova. “Além disso, o aluno deve tomar notas durante a aula. Às vezes o professor fala algo importante, dá uma dica, ensina uma forma mais fácil de se chegar a um resultado e o aluno deve estar atento a isso. São informações que podem ajudar na hora da prova”, ressalta.

2) Antecedência – O aluno deve estudar com antecedência e de forma planejada, dia a dia, não somente nas épocas de prova. Para isso, o ideal é estudar diariamente em casa, os assuntos que foram aprendidos no momento das aulas escolares;

3) Planejamento – Para obter um bom resultado, é preciso planejar os estudos. A dica é estabelecer uma rotina em casa, com calendário semanal de disciplinas e conteúdos. Com isso, o assunto não acumula e na semana de provas, basta revisar o que já foi estudado;

4) Participação – A participação em aula é muito importante para um bom desempenho nas provas. “O aluno deve buscar participar, fazer perguntas, tirar dúvidas a cada conteúdo que é ensinado. Com isso, ele não leva dúvidas para casa e para as provas”, destaca o pedagogo.

5) Alimentação e sono – Na semana de provas, é interessante ter mais cuidado com a alimentação, evitando alimentos muito pesados nos lanches, como frituras e refrigerante. A ingestão de sucos, água de coco e alimentos mais leves trará maior sensação de bem-estar. Também é ideal que o aluno mantenha a rotina do sono disciplinada, procurando dormir cedo nos dias que antecedem as provas.

Deixe uma resposta