Curso de Mobilidade Urbana acontece em Aracaju

0

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) realiza o Curso de Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusão Social, no dia 07 de Novembro de 2017, das 8h às 12h e 14h às 18h, no Go Inn Hotel em  Aracaju.

O curso “Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusão Social” tem como propósito atender uma demanda de capacitação dos agentes que atuam na área da mobilidade urbana, na perspectiva da compreensão de um novo cenário urbano que fortaleça e reforce os conceitos de um modelo sustentável, baseado na democratização do uso das vias públicas e do acesso ao espaço urbano.

Direcionado para o atendimento de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, além de servidores das áreas: administrativa, comunicação, assessoria técnica, ou jurídica e interessados, o curso é formatado em 8h de duração e tem como ministrante, o diretor nacional executivo do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), urbanista Nazareno Stanislau Affonso.

Inscrições

As inscrições são feitas por email, com envio dos seguintes dados:  Nome Completo, Cargo, E-mail e Telefone para: atendimento@cause.gov.br. Sugerimos ao inscrito levar notebook. As vagas são limitadas e o ingresso é a entrega de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). Os produtos serão doados para instituição a ser definida e divulgada no site do CAU/SE, www.cause.gov.br.

O Go Inn Hotel Aracaju fica localizado na Rua Alferes José Pedro de Brito, 50 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-010.

MDT

O Curso é um projeto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), sediado em Brasília. Trata-se de uma articulação de organizações não governamentais, entidades representativas de trabalhadores, empresas operadoras e fabricantes de equipamentos para o transporte público, associações de profissionais liberais, universidades, movimentos populares e governos.

Desde 2009, o Instituto MDT tem promovido cursos de capacitação, abordando temas como a mobilidade urbana sustentável, com foco na promoção do transporte público e voltados ao amplo conjunto que atua na área, com destaque para o atendimento de servidores vinculados às empresas operadoras do transporte coletivo urbano de passageiros, sejam da área operacional, administrativa, comunicação ou jurídica.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

08h00 – Abertura Oficial = 30 minutos

Abertura

Apresentação: CAU-SE e Instituto MDT

Entrega da Ficha de avaliação

08h40 – Conteúdo Programático I = 1h30 minutos

Conflitos na Mobilidade Urbana

O que é Mobilidade Urbana

O Império dos automóveis

O Direito ao transporte público

Promovendo a Mobilidade não motorizada

Mobilidade Urbana e Economia

Estatuto das Cidades

10h10 – Coffee Break = 20 minutos

10h30 – Conteúdo Programático II = 2h

Mobilidade e participação popular

Barateamento das tarifas

Lei Nacional de Mobilidade Urbana

Direito dos usuários

Política de estacionamento

Investimento em Sistemas Estruturais de Transporte

Pacto Nacional da Mobilidade Urbana

Qualificação do Transporte Urbano Convencional

Plano de Mobilidade Urbana

Imagens da Mobilidade Sustentável

12h30 – Intervalo para Almoço= 1 hora

13h45 – Grupo de Trabalho

15h45 – Coffee Break = 15 minutos

16h00 – Apresentação dos Grupos

17h45 – Preenchimento da Ficha de avaliação = 10 minutos

17h55 – Entrega do Certificado e recolhimento da Ficha de Avaliação

18h00 – Fala de encerramento do representante do CAU-SE

Fonte: CAU/SE

 

Deixe uma resposta