Dicas para organizar a sua mudança

A especialista em organização, Cristiane Rocha, orienta como realizar uma mudança de forma prática

0

Em todo processo de mudança, é imprescindível um planejamento. Antes de qualquer coisa, defina ou preveja uma data se mudar, como após o Natal ou durante as férias das crianças, por exemplo. A partir daí, trace metas e prazos e cumpra-os. Acha difícil esse processo? Confira dicas da personal organizer, Cristiane Rocha para organizar a sua mudança.

Se a mudança for pequena, a especialista sugere começar o planejamento com um mês de antecedência, no mínimo, por causa dos detalhes, como a contratação de uma empresa de mudança, se for o caso. Também é preciso listar o que será levado para a nova casa, além de ter que solicitar a alteração de endereço nas empresas que prestam serviço, como Internet e TV por assinatura, por exemplo.

“A ideia é chegar ao novo endereço com tudo resolvido. E muitas ações dependem da rotina da casa e de alguns ajustes que precisarão ser feitos”, explica Cristiane Rocha.

Por onde começar a arrumação?

O primeiro passo é fazer uma seleção das suas coisas, do que realmente será útil na nova casa. É a chamada hora do descarte! Faça isso por cômodo. “Quanto mais você selecionar, menos coisa terá para transportar”, destaca Cristiane.

Cristiane Rocha, Personal Organizer

Comece guardando os objetos que não serão mais usados no período que antecede a mudança. Na cozinha, é possível guardar os eletrodomésticos e louças que não serão utilizados.

Para realizar uma mudança, é fundamental ter o apoio de alguns materiais. Caixas de papelão que suportem peso, fita adesiva para lacrar as caixas, plástico bolha para embalar os itens frágeis, são alguns itens essenciais.

A ideia é organizar as caixas por cômodos e sinalizá-las como o nome do cômodo, sem esquecer de identificar os objetos que estão na caixa. Embalagens com conteúdo frágil devem ser sinalizadas também, de preferência, na lateral da caixa.

Itens que não podem faltar

Lembre-se de fazer uma mala com itens importantes e que usará nos  primeiros dias na nova casa, como materiais de higiene pessoal da família e roupas.

As roupas em geral podem ser acomodadas em malas ou caixas de papelão. No caso de caixas, use papel seda para revesti-la antes de colocar as roupas, evitando assim, que o cheiro da caixa contamine as roupas.  Se for contratar empresa de mudança, estas disponibilizam caixas apropriadas para as roupas.

O que fica por último?

A cozinha é o último cômodo que terá seus utensílios embalados e o primeiro a ser aberto no novo endereço. Com exceção dos itens e alimentos que não estão sendo usados. Estes podem ser embalados antes.

Os alimentos da geladeira devem ser armazenados em caixas ou sacolas térmicas para melhor acomodação e transporte. “Os itens abertos devem ser vedados com plástico filme e depois fechados com a tampa”, instrui a personal organizer.

Concluída a mudança, é hora de deixar a casa arrumada. A personal organizer, Cristiane Rocha, também deu dicas valiosas sobre como manter a casa organizada. Veja o link.

Por Danielle Cavalcante, da equipe Vip 

Deixe uma resposta