Especialista dá dicas de como conseguir emprego

1

Atualmente, passamos por um momento de recessão econômica que reflete diretamente no número de desempregados no Brasil. Segundo o IBGE, esse dado chega a 13,5 milhões de demissões, a maior taxa desde 2012. Diante desse fator, há um rearranjo na dinâmica do mercado de trabalho.

Segundo Gilton Osório, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas da Cyclo Consultoria, mesmo diante do quadro de recessão, o mercado de trabalho vem reagindo com novas vagas, desde dezembro de 2016.

“Ainda são poucas, mas já começa a demonstrar sinal de reaquecimento. As vagas que temos hoje são com foco maior no suporte comercial e de marketing. As empresas de varejo e serviços são as que mais investem em contratação; construção civil ainda é um setor que não conseguiu reaquecer e está demitindo”, analisa.

O cenário estimula a maior competitividade. Segundo, Osório, há cinco passos fundamentais na hora buscar um emprego no tempo que estamos vivendo.

Cinco passos para buscar trabalho

“A primeira dica é, de fato, buscar vagas de acordo com seu perfil profissional, ou seja, com a sua formação e experiência, sem atirar para tudo que é lado, buscando vagas incompatíveis e que geram desperdício de tempo e de foco, tanto do selecionador, quanto do candidato”, explica.

Segundo ele, o candidato também deve ter cuidado ao elaborar o currículo de forma sucinta, descrevendo experiências e resultados, bem como, informar quais habilidades e conhecimentos desenvolveu ao longo da carreira.

Para o gestor, a terceira dica é se candidatar em empresas de recrutamento. Pesquisar no site destas empresas as vagas que estão disponíveis, de acordo com seu perfil profissional.

Gilton diz que a quarta dica é nunca desistir. “ É aconselhável monitorar com frequência as vagas, pois a qualquer momento pode surgir uma oportunidade de acordo com seu perfil. A quinta dica é sempre continuar a sua qualificação, pois existem várias ofertas de curso, inclusive gratuitos, que ajudarão a manter o seu currículo atualizado”, enumera.

O Gestor de Pessoas explica ainda que o desempregado deve sempre priorizar vagas de acordo com o perfil profissional. “Também compatível com a sua remuneração, não aceitando qualquer salário, mas também não querendo um salário acima da média do que o mercado pode pagar hoje. Pois a tendência atual é o salário ser mais reduzido do que há anos atrás, devido à recessão atual”, pondera.

Qualificação

Gilton enfatiza que a melhor preparação para ocupar uma vaga no mercado de trabalho é sempre buscar qualificação e experiência na área que deseja atuar. “Mesmo que esteja fazendo um curso universitário, procure uma vaga de estágio, ainda que sem remuneração, para que ganhe experiência e possa colocar no seu currículo, aumentando a atratividade em processos seletivos”, analisa.

Para entrar em contato com empresas de recrutamento, Gilton Osório alerta que essas agências de seleção utilizam sites de recrutamento ou colocam sempre um link no site da empresa para envio do currículo. “Também é recomendável manter um bom networking com profissionais de seleção do mercado, bem como profissionais de RH, para que seu currículo sempre esteja disponível”, destaca.

Como consultor, Gilton aconselha nunca desistir, mas também não ficar se lamentando e atirando pra tudo que é lado. “É importante focar nas vagas adequadas ao seu perfil profissional, e também é importante ter paciência e sempre melhorar sua qualificação, para aumentar a empregabilidade do seu currículo. Bem como, colocar patamar salarial de acordo com a realidade do mercado, para não gerar um empecilho para sua recolocação”, finaliza.

Consulte aqui as vagas recentemente abertas pela Cyclo Consultoria.

Por José Rivaldo Soares, da equipe Vip

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta