GBarbosa completa 62 anos de história

Ao todo, 9 mil pessoas trabalham na empresa que atende mensalmente cerca de 3,5 milhões de clientes

0
GBarbosa Luzia. Foto: Felippe Araújo

Era 1955, ano de eleição presidencial no Brasil com a chapa JK e Jango, que venceram, e cuja democracia, estava em seus primórdios. O início da construção de Brasília, a era da industrialização com a chegada de novidades como a televisão, o liquidificador, o fogão a gás e a enceradeira nos lares, indicava um espírito de tempos modernos.

Neste clima de otimismo e pujança, os irmãos Barbosa – Gentil e Noel – resolveram empreender uma pequena mercearia de secos e molhados no centro de Aracaju, onde o GBarbosa começou a ganhar uma fidelização da clientela.

Hoje, considerada uma das maiores empresas varejistas do país, o GBarbosa é uma marca reconhecida nacionalmente, em especial no nordeste, onde está presente nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará. Nestes 62 anos de investimentos, a rede também tem uma forte representatividade na economia regional, pois gera mais de 9 mil empregos. Mensalmente, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam compras e abastecem suas dispensas em uma das lojas GBarbosa.

Histórico
Em 1961, a primeira filial foi criada no município sergipano de Tobias Barreto. Atentos à tendência de estruturar o negócio para outras praças, bem como, oferecer variedade e comodidade, Gentil e Noel inauguraram em Aracaju, em 1963, o primeiro supermercado do grupo, focado nas classes de menor poder aquisitivo e que desenvolveu, desde o início, a cultura da simplicidade operacional, com o lema de oferecer preços baixos, atendimento de qualidade e diversidade de produtos.

Se o que não falta são motivos para comemorar esta história nascida em berço aracajuano, é fundamental relembrar os valores que norteiam a empresa todos os dias, como a alegria em atender a cada cliente que supre nas lojas GBarbosa, as suas necessidades. Sempre com a missão de atender as diferentes necessidades dos clientes, mantendo a sustentabilidade e crescimento da marca.

A bandeira conta com 79 lojas entre supermercados e hipermercados, além do novo formato Desconto, que une a comodidade do varejo com o preço do atacado, e ainda possui 77 Eletro Shows, 51 farmácias e 4 centros de distribuição. Com presença consolidada no Nordeste, a empresa alcançou um considerável crescimento desde que passou a integrar o grupo chileno Cencosud, em 2007.

Transformar e crescer
Em teorias de administração de empresas, sabe-se que para perenizar uma marca, precisa adaptar o negócio à realidade econômica de cada momento e aos desejos do consumidor. Nesta frente, o GBarbosa vem cada dia mais, adequando sua realidade às necessidades dos clientes. A visão da empresa é ser o melhor supermercado do Nordeste, por meio de uma equipe engajada e trabalhando todos os dias para oferecer uma excelente experiência de compra para os clientes.

Há lojas, por exemplo, cuja oferta de produtos de nicho, mais refinados, importados ou especializados, como as linhas sem lactose, sem glúten, têm sido destaque e vem agradando os consumidores. Há também o público que busca por compras de maior volume, de atacado, onde se perceba a vantagem no bolso. Essa grande mudança ocorreu em Aracaju no final de 2016, quando a loja Hiper Norte passou a operar em um novo formato: GBarbosa Desconto, unindo a dinâmica de preço do atacarejo à comodidade dos serviços do varejo.

GBarbosa Desconto. Anteriormente nominado como Hiper Norte, em Aracaju
GBarbosa Desconto. Anteriormente nominado como Hiper Norte, em Aracaju

O GBarbosa Desconto reestruturou seu salão de vendas, agora com 4.600 m2 e pé-direito maior, bem como, substituiu as gôndolas por racks. Transformações que acompanham a personalidade de cada tipo de cliente, o cenário macroeconômico, e assim, visa melhor desempenho da companhia e maior satisfação dos clientes

Melhor empresa para trabalhar
No ano de 2016, o GBarbosa conquistou o prêmio “Melhores Empresas para Trabalhar” em Alagoas, concedido pelo Great Place to Work (GPTW). A rede varejista foi classificada na 9ª colocação entre as 15 finalistas, que concorreram por ter o melhor ambiente de trabalho.

Para chegar no resultado, anualmente é realizada uma pesquisa com os colaboradores, que de forma anônima e voluntária, levanta a opinião sobre o ambiente de trabalho. A oportunidade de crescer e desenvolver foi um dos principais diferenciais, apontado por 77% dos trabalhadores como o maior motivo de permanência na organização. Um dos benefícios que o GBarbosa oferece para todos os colaboradores é a Participação nos Lucros (PPL).

Cartão GB
Desde a sua fundação, a rede conta com um cartão de crédito exclusivo. Nele, o crédito é cedido com condições especiais de parcelamento e descontos.
Instituto GBarbosa
Criado em 2005, o Instituto GBarbosa executa projetos sociais em Aracaju/SE, Feira de Santana/BA e Fortaleza/CE para desenvolvimento de pessoas com deficiência, agricultores, artesãos, costureiras e catadores de resíduos recicláveis. O IGB tem a missão de promover o aumento da renda de pessoas socialmente excluídas através de parcerias solidárias para capacitação profissional.

Em 2011, o Ministério da Justiça reconheceu a importância do trabalho do IGB e o qualificou como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

Deixe uma resposta