Horta caseira garante saúde, sabor e qualidade

0
Pés de alecrim oferecem cor e cheiro agradável ao apartamento

Imagine fazer uma horta orgânica em casa, livre de agrotóxicos, em um cantinho do seu lar? O local ideal pode ser a varanda ou área de serviço da casa ou até mesmo do apartamento. Espaço não é problema, desde que o local receba luz natural por pelo menos três horas por dia.

Com pequenos trabalhos, dá para criar uma produção de temperos e hortaliças a longo prazo e beneficiar toda a família, sem contar o cheiro agradável que as plantas exalam no ambiente.

É possível reaproveitar materiais, como recipientes para produzir a horta. Garrafas pets, potes de sorvetes e latas de alumínio, por exemplo, são ótimos para armazenar as mudas de plantas. É fundamental que o recipiente tenha furinhos na parte de baixo para a drenagem da água.

Mudas de tangerina
Mudas de tangerina

É sempre bom se atentar para as peculiaridades das plantas, cada uma precisa receber um cuidado específico. O alecrim e a sálvia não precisam de muita água, diferente da cebolinha, salsinha e aipo que precisam de mais irrigação.

O farmacêutico Rodrigo Soares, de 25 anos, gosta de utilizar ervas aromáticas na culinária, e passou a cultivar uma pequena horta orgânica na varanda do seu apartamento há aproximadamente um ano e meio.

Rodrigo Soares cultiva uma horta em seu apartamento há um ano e meio
Rodrigo Soares cultiva uma horta em seu apartamento há um ano e meio

“Gosto do sabor do manjericão, hortelã, coentro e alecrim, por exemplo. Na correria do dia a dia nem sempre sobra tempo para comprar. Como a minha varanda tinha espaço disponível, resolvi aproveitá-la. O que produzo, utilizo para o meu consumo diário”, contou.

O farmacêutico garante que algumas horas de sol, boa drenagem da terra, irrigação e adubação são os segredos para manter a horta bem cuidada.

Mudas de morango
Mudas de morango

Para ter as suas plantas sempre verdinhas e vistosas, Rodrigo prepara adubos naturais com cascas de ovos. “Deixo as cascas de ovos secar por uns dias, bato no liquidificador e coloco uma colher de sobremesa no vaso das plantas”, explicou.

Por Danielle Cavalcante, da Equipe Vip

Deixe uma resposta