Idosos vão ao cinema em alusão ao Dia da Pessoa com Alzheimer

0

Cerca de 150 pacientes do Espaço Ativo tiveram uma manhã especial no último dia 21, data que marca o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer. Para lembrar a data, os idosos foram ao cinema com seus cuidadores e familiares.

Antes de iniciar o filme, eles foram surpreendidos com um trailer especial, contendo depoimentos de familiares para homenagear os parentes acometidos pelo Alzheimer. Os testemunhos foram transmitidos na tela do cinema e deixou o público emocionado pelas histórias de vida.

“Hoje é um dia muito especial, dia para conscientizar, chamar atenção das pessoas sobre a seriedade dessa doença que preocupa tanto, mas que tem tratamento e é possível oferecer uma qualidade de vida para os pacientes. A ação do cinema foi para mostrar que o paciente deve ser inserido na sociedade, para que possamos mantê-lo ativo e participativo”, comentou a geriatra do Espaço Ativo, Juliana Santana.

Ainda segundo a médica, com tratamento é possível melhorar a funcionalidade e as funções cognitivas do paciente. “O lazer oferece aos idosos em tratamento uma sensação de bem estar”, ressaltou.

Satisfação garantida

Olga Dias de Menezes acompanhou o marido e paciente da clínica, José Almeida Alves. “É sempre bom que ele tenha um momento de lazer, de diversão como este. Fazemos o possível para que ele tenha uma vida normal. O cinema foi uma ótima ideia”.

A aluna do curso Mente Ativa, Terezinha Andrade Macedo, de 74 anos, participou da atividade e ressaltou a importância da iniciativa. “Confesso que costumo dormir no cinema, mas dessa vez farei o possível para assistir o filme até o final. Tenho certeza que minha professora do curso vai querer testar a minha memória. Vou ter que lembrar detalhes do filme”, brincou.

A idosa Alinete de Oliveira, de 80 anos, foi ao cinema acompanhada de sua cuidadora Izilda Antonia. “Sempre frequentamos o cinema, já faz parte do nosso lazer. Hoje vai ser mais especial, pois ela terá a companhia dos amigos da clínica”.

A ação do Espaço Ativo foi patrocinada pela Danone e pela Libbs.

Por Danielle Cavalcante, da Equipe Vip

Deixe uma resposta