Instituto GBarbosa e Prefeitura de Aracaju criam novo polo da Academia da Cidade

Unidade, que contemplará os bairros da zona norte da capital, funcionará às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 8h e das 15h às 17

0

Os moradores da zona norte de Aracaju ganharam um novo polo da Academia da Cidade e agora, por meio do convênio firmado entre o Instituto GBarbosa (IGB) e a Prefeitura de Aracaju, via Secretaria Municipal de Saúde, terão acesso a diversas atividades físicas de forma totalmente gratuita.

As aulas e os atendimentos acontecerão na unidade do Instituto GBarbosa (IGB), localizado no Hiper GBarbosa Norte, às segundas, quartas e sextas, das 6h às 8h, e das 15h às 17h, e será mais uma opção dentre os serviços já ofertados para as pessoas acima de 50 anos no Instituto. O Termo de Cooperação Técnica — que terá vigência pelos próximos dois anos —  foi assinado na última sexta-feira, 08, na Secretaria Municipal da Saúde com as presenças do vice-presidente do IGB, Fábio Oliveira, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e a secretária de Saúde, Waneska Barboza.

De acordo com o vice-presidente do IGB e gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil, Fábio Oliveira, a iniciativa vem para garantir de forma ainda mais efetiva a assistência ao grupo 50+, que tem sido foco do projeto social da rede supermercadista. “Os 50+ é uma faixa em crescimento exponencial e ao mesmo tempo, carente de ações efetivas e por isso, voltamos todas as nossas ações de projeto social para atender esse público.  Ficamos muito felizes com a parceria com a Academia da Cidade, que é um programa muito importante da Prefeitura de Aracaju, muito reconhecido e nosso objetivo é que, juntos, nós possamos proporcionar um serviço de alta qualidade para a população dos bairros Santos Dumont, Veneza e arredores do Hiper Norte”, explicou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a importância do programa na construção de um atendimento de saúde mais inclusivo e humanizado e frisou o papel do Instituto GBarbosa nessa empreitada. “ Fiz questão de estar presente na assinatura desse convênio, acredito na importância deste programa e em uma medicina mais inclusiva e mais humanizada. Inauguramos uma nova fase no projeto porque todos os outros polos são mantidos com recursos próprios e do Governo Federal. Com o convênio que celebramos, vamos ampliar os serviços, levando as atividades para dentro de uma área adequada, disponibilizada pelo GBarbosa. É uma inovação bastante positiva e que vai nos trazer grandes frutos. Acredito nas parcerias e vejo nelas a solução para os problemas, por isso as defendo. Sozinhos não resolvemos nada”, ressaltou.

“É um projeto piloto este que firmamos com o Instituto GBarbosa e esperamos que esta seja a primeira de muitas parcerias que pretendemos firmar, não apenas para a Academia da Cidade, mas também para outros serviços que possam vir a trazer melhorias para a qualidade da saúde dos aracajuanos”, salientou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Novo Polo

Com esta nova parceria, os participantes do programa Academia da Cidade poderão utilizar a infraestrutura do IGB, sendo que a Secretaria de Saúde de Aracaju ficará responsável por realizar a integração entre a equipe do PAC e o corpo de profissionais que irá atuar no espaço cedido; estimular, acompanhar e promover ações preventivas e de promoção da saúde; criar grupos de ginástica, caminhada/corrida; fornecer profissionais e estagiários de Educação Física para realizar as atividades físicas, e realizar avaliações físicas e monitorar os indicadores em saúde.

Já o Instituto GBarbosa ficará responsável por disponibilizar toda a infraestrutura e divulgar as atividades.

IGB

O Instituto GBarbosa possui um espaço de 200m totalmente equipado com salas de aula, cozinha-escola e área externa para atividades ao ar livre. Desde a sua criação, tem sido desenvolvidas  diversas atividades totalmente gratuitas para a comunidade, a exemplo de capacitações com palestras e workshops; atividades de saúde, oficinas de memória e saúde; além de cursos de trabalhos manuais como artesanato, bordados, corte e costura, dentre outros serviços.

Deixe uma resposta