Inverno Europeu e seus encantos

Veja dicas para curtir o melhor da programação do inverno europeu nas capitais Londres, Paris e Amsterdã

0
London Eye recebe feirinhas e pista de patinação em seu entorno (Foto: Danielle Menezes)

Ao escolher o roteiro de viagem de férias, muitos se perguntam se é vantajoso eleger a Europa como destino, já que esta é a época mais fria do ano por lá. Com temperaturas e/ou sensações térmicas abaixo de 0° C na maioria dos países, fica a dúvida e a coragem de se jogar no Velho Continente. Mas, quem decide se arriscar nesta aventura gelada não se arrepende!

Isso porque é durante esta época que as ruas recebem as iluminadas decorações, a neve chega para complementar o cenário e as típicas feirinhas natalinas reúnem pessoas e esquentam um pouco as noites frias.

Na capital europeia mais cosmopolita, Londres, estas feiras podem ser visitadas em diversos cantos da cidade e além delas, os bairros se enchem de pistas de patinação de gelo – esporte preferido das crianças e jovens nos dias gelados. Uma das feirinhas mais famosas e concorridas é a Winter in Wonderland, erguida anualmente no Hyde Park.

Se no verão o bem visitado parque atrai a população para dias de sol em seus vastos gramados, no inverno a estrutura montada para o Winter in Wonderland é o que rouba a cena. Além de barracas com artesanatos locais e comidinhas de inverno – crepes. Waffles, sopas e caldos -, o espaço reúne um parque de diversões e muita música. Um atrativo à parte, não só neste espaço, mas em toda a cidade, é o mulled wine (em português, vinho com canela, ou o nosso popular quentão).

Ainda em Londres, é possível curtir também outras pequenas feirinhas, encontradas também em Camden Town e Nothing Hill. Para quem curte um roteiro mais consumista, a dica é a tradicional Oxford Street, uma avenida que reúne as principais lojas do mundo e o melhor de tudo: com preços atrativos.

Lagoem Museumplein é congelado e vira pista de patinação durante inverno de Amsterdã (Foto: Internet)
Lagoem Museumplein é congelado e vira pista de patinação durante inverno de Amsterdã (Foto: Internet)

Holanda 
Saindo um pouco da agitada Londres para a bucólica, mas também jovem, Amsterdã, é possível também encontrar programações diversas. As ruas iluminadas, o comércio aberto até mais tarde na região de Leidseplein atraem moradores e turistas que desejam conhecer mais sobre a cultura holandesa.

Por lá, as feirinhas também são comuns, embora menores, sempre reúnem pistas de patinação de gelo. Uma das mais frequentadas fica em frente ao Rijksmuseum, um museu próximo ao famoso letreiro ‘I love Amsterdam’.

Durante o Natal acontece o Amsterdam Light Festival (Festival de Luzes de Amsterdã), onde é possível realizar um passeio de barco pelos canais que cortam a cidade e conferir as diversas projeções, esculturas e instalações iluminadas montadas por diversos artistas.

Champs-Elysees recebe iluminação especial no período natalino
Champs-Elysees recebe iluminação especial no período natalino (Foto: Internet)

Cidade Luz
O roteiro europeu também se estende às capitais Bruxelas e Berlim, que também são conhecidas pelas atrações específicas nesta época do ano. Mas é na encantadora Paris, a Cidade Luz, que o coração dos turistas bate mais forte.

A cidade se enche de visitantes que querem conhecer a romântica Torre Eiffel, que oferece jantares especiais nesta época do ano no restaurante localizado na própria estrutura, e também vale passear na principal avenida da cidade: a Champs-Élysées. Por lá, se instalam diversas barracas de comida e pequenos artigos turísticos, além de alguns pequenos parques.

 

Deixe uma resposta