TRT20 intensifica a prática da conciliação em Sergipe

A prática conciliatória busca, por meio do diálogo, chegar a um denominador comum a fim de solucionar determinada controvérsia

0
Tribunal incentiva empregados e empregadores na busca de soluções consensuais nos litígios judiciais trabalhistas (Foto: Ascom/TRT20)

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) tem intensificado a prática da conciliação, ao incentivar empregados e empregadores na busca de soluções consensuais nos litígios judiciais trabalhistas.

Na manhã da última terça-feira, 16/05/2017, o desembargador presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória, realizou sete audiências, das dez que se encontravam na pauta. Como resultado, cinco acordos foram firmados.

A prática conciliatória busca, por meio do diálogo, chegar a um denominador comum a fim de solucionar determinada controvérsia. Com isso, o processo é solucionado com menos tempo, o que, além de satisfazer os envolvidos, reduz o volume de processos que tramitam na Justiça do Trabalho.

Visando fortalecer ainda mais a cultura da conciliação, o TRT20 implementará o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC-JT), cuja criação está prevista no ATO SGP.PR Nº 003/2017 do Tribunal.

As partes envolvidas num processo judicial podem solicitar a realização de audiência de conciliação a qualquer tempo e fase processual. Para isso, basta que os interessados em realizar acordos solicitem audiências junto à respectiva Vara do Trabalho na qual tramita o processo ou por meio do banner “Quero conciliar”, disponível no site do Tribunal.

(Via Ascom/TRT20)

Deixe uma resposta