Nutricionista fala sobre importância de ingerir lanches saudáveis

Confira dicas de como escolher melhor os alimentos que devem ser ingeridos nos intervalos das refeições

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No meio da manhã ou da tarde, em casa ou no escritório, quando bater a fome, prefira snacks saudáveis aos lanches calóricos, gordurosos, com muito açúcar ou sal. Comer nos intervalos das principais refeições é a dica dos nutricionistas para não exagerar no almoço ou no jantar, se alimentar bem, conseguir cumprir a dieta e manter o peso.

“Os lanches são as menores refeições do dia, mas nem por isso são menos importantes. Os lanches acontecem em horários intercalados com as grandes refeições. Praticar de 5 a 6 refeições ao dia é a opção mais saudável para a manutenção da saúde e do peso, pois ao fracionar a alimentação ao longo do dia, ‘informamos’ ao corpo que existe comida disponível e que ele (corpo) pode permitir que o metabolismo funcione normalmente”, afirma a nutricionista do GBarbosa, Suyan Araújo.

Além de consumir frutas e legumes todos os dias, a qualidade dos lanches é importante para um corpo saudável. Atendendo a uma demanda crescente por alimentos saudáveis e para ajudar na escolha do “lanche do bem”, a rede de supermercados GBarbosa dispõe de uma variedade de opções com poucas calorias, light, diet, sem glúten e sem lactose, na seção Mundo Saudável.

Suyan Araújo, nutricionista do GBarbosa (Foto: Shirley Vidal)

Alimentos do bem

Embora no momento do lanche as guloseimas sejam sempre mais tentadoras, o ideal é comer, além de frutas, barras de cereais, cookies integrais, chips assados, mix de oleaginosas, frutas secas e outros snacks saudáveis.

“Os lanches saudáveis, que podem ser intercalados entre manhã e tarde, incluem alimentos mais simples e de fácil consumo, como: frutas e verduras, iogurtes, sanduíches leves, sucos e vitaminas, chás, cereais, barras de cereais e de frutas e castanhas, com maior teor de fibras, nos auxiliam no controle da fome e no controle dos níveis de insulina, evitando seus efeitos no ganho de peso”, aconselha a nutricionista.

Suyan também indica outros itens que são benéficos para o organismo, como pimentas, gengibre, chá verde e mate, atum, brócolis e aveia. Além disso, ela também alerta sobre a importância de se ler rótulos para saber identificar quais são os alimentos mais indicados para cada pessoa.

“Os rótulos de alimentos apresentam informações necessárias para quem quer seguir uma boa dieta e levar uma vida saudável. O rótulo é uma importante fonte de informações para os consumidores, contendo os ingredientes, a data de validade e demais informações nutricionais sobre aquele alimento. Eles ajudam a esclarecer dúvidas e compreender melhor o que estamos comendo, por isso é muito importante prestar atenção nesse detalhe na hora de escolher os alimentos na prateleira do supermercado”, complementa a nutricionista.

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