Palestras e debates marcam I Simpósio sobre Envelhecimento Saudável

0

Em busca de munir a sociedade com conhecimentos sobre as formas mais seguras de promover a qualidade de vida do idoso, a Clínica de Geriatria Integrada Espaço Ativo realizou no último sábado, dia 22, o I Simpósio sobre Envelhecimento Saudável, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).

A programação contou com palestras ministradas pelos profissionais do Espaço Ativo, com temas como o envelhecimento saudável, nutrição na terceira idade, reserva cognitiva e a importância da equipe multidisciplinar.

5
A geriatra Juliana Santana falou sobre reserva cognitiva, demências e preservação da memória

Uma das palestrantes do evento, a geriatra Juliana Santana versou sobre a reserva cognitiva, demências e preservação da memória.  “A educação em geriatria é o melhor caminho para um envelhecimento saudável! Uma das dificuldades que encontramos é o pouco conhecimento das pessoas que acabam negligenciando algumas patologias por atribuí-las à idade. Todas devem ser prevenidas e tratadas, para que o idoso não perca a qualidade de vida”, destacou a geriatra.

Os distúrbios de humor dos idosos também foram destaques durante o Simpósio. O geriatra Renato Prudente enfatizou a depressão na terceira idade por ser considerado um dos distúrbios mais frequentes.

“A depressão talvez seja o distúrbio do humor mais frequente nos idosos, e ela tem um impacto na funcionalidade muito grande. Então, é um distúrbio com um potencial risco de gerar incapacidade, por isso mereceu um destaque especial no nosso Simpósio”, ressaltou.

Sucesso de público 

O Simpósio foi um sucesso e os participantes aprovaram e agradeceram as orientações passadas pelos profissionais. A servidora pública, Lucibalda Silveira fez questão de participar. “Tenho uma tia idosa que já apresenta algumas debilidades, por isso resolvi participar do Simpósio. Durante as palestras, percebi que o conhecimento é muito bom para o meu aprendizado, para prevenir problemas futuros em mim mesma. Agora vou passar a dar mais importância à prevenção de doenças”, contou.

Público lotou o auditório da Somese
Público lotou o auditório da Somese

O evento também foi prestigiado por pacientes da Clínica Espaço Ativo.  É o caso de Maria do Carmo Góes, de 82 anos, que esteve acompanhada de uma de suas filhas. “Quis vir para aprender todos os detalhes. Queria trazer meus seis filhos para participar da palestra, mas nem todos podiam. Vim com uma das milhas filhas, que passará o que aprendeu para os irmãos. As palestras foram muito boas, ricas de conhecimento”.

Além dos profissionais citados, o Simpósio contou com palestras dos geriatras Eduardo Minomo e  Luana Brandão, da terapeuta ocupacional Luciana Deichmann, da nutricionista Cecília Vazquez e da fisioterapeuta Fernanda Oliveira.

Por Danielle Cavalcante, da Equipe Vip

Deixe uma resposta