Patchwork traz vida e alegria ao lar

0
Almofada em patchwork. Foto: Pinterest

A técnica milenar de costura em retalhos, denominada patchwork, tem sido usada para trazer cor e alegria para ambientes em uma decoração. O patchwork evoluiu tanto, que hoje existem móveis fabricados a partir dessa técnica, além de peças decorativas de vestuário, decoração, cama, mesa e banho.

Conjunto de banheiro em patchwork, confeccionado pela artesã Ivânia Andrade
Conjunto de banheiro em patchwork, confeccionado pela artesã Ivânia Andrade

Em tradução literal, patchwork é “trabalho com tecido”, método de artesanato muito antigo, também utilizado como terapia alternativa, além de ser uma ótima fonte de renda. Com a técnica dá para abusar da criatividade, decorar a casa e presentear.

As peças em patchwork são ideais para dar contraste em composições mais modernas e também trazem um aconchego típico de casa da vovó. O diferencial do patchwork é que as peças confeccionadas são sempre únicas e exclusivas, deixando a técnica mais especial. Nenhuma peça sai igualzinha a outra.

 

Tapete em patchwork
Tapete em patchwork
Foto: pinterest
Foto: pinterest

 

A artesã Ivânia Costa de Andrade trabalha com patchwork desde 2001 e vende os produtos no Centro de Arte e Cultura J.Inácio, na Orla de Atalaia. A média de preço deste artesanato no mercado sergipano varia de R$ 5 a R$ 800.

A artesã Ivânia Andrade confecciona patchwork desde 2001
A artesã Ivânia Andrade confecciona patchwork desde 2001

“Confecciono de peças simples, como jogos americanos, até as mais sofisticadas, como colchas de casal. Em Sergipe, o patchwork já está bem divulgado, já expandiu muito. Outro público que gosta da técnica é o turista que visita Sergipe. A técnica pode ser utilizada na decoração da casa inteira, na cozinha no banheiro, na sala com as almofadas, no quarto com colchas, tapetes”.

3
Ideia da artesã para guardar celular enquanto carrega

Por Danielle Cavalcante, da Equipe Vip

 

 

 

 

Deixe uma resposta