Pedagogia Waldorf propõe modelo alternativo de ensino

A pedagogia existe há quase 100 anos e tem como princípio desenvolver seres humanos capazes de dar sentido e direção às suas vidas

0
Alunos e professores da Escola Micael na sala de aula

A metodologia Waldorf é uma filosofia educacional bem diferente do método de ensino tradicional. Aceita pelo Ministério da Educação, a pedagogia tem despertado interesse de pais e educadores, e é baseada na Antroposofia. O método de ensino é caracterizado pelo conhecimento da natureza, do ser humano e do universo.

Segundo a coordenadora da Escola Micael de Aracaju,  unidade de ensino pioneira da metodologia Waldorf em Sergipe, Maria Aparecida Dias, a pedagogia se fundamenta não só no âmbito do pensar, mas também no âmbito do querer e do sentir.

“A pedagogia Waldorf educa o ser humano como um todo, com uma educação mais voltada para o cognitivo, para o intelecto. Na metologia observamos três partes do ser humano com fundamento na antroposofia: o pensar, o sentir e o agir. Essas áreas são esferas do ser humano que se complementam e não podem ficar de fora da educação”, ressalta a coordenadora.

Maria Aparecida Dias, coordenadora da Escola Micael
Maria Aparecida Dias, coordenadora da Escola Micael

Atualmente, em Sergipe, apenas o ensino de educação infantil é praticado nas escolas de metodologia Waldorf. Nesse período, que vai até os seis anos, as crianças não mantém nenhum aprendizado com letras e números. Maria Aparecida explica que a criança vai para escola brincar, ou seja, exercer a sua atividade principal.

O aluno será alfabetizado a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Nas tarefas pedagógicas, as crianças utilizam bonecos de panos, tecidos, material de madeira. Todos, geralmente, artesanais, de modo que a simplicidade permita a exploração da imaginação.

Envolvimento da família

Matricular o filho em uma escola Waldorf, de certa forma, significa participar e fazer parte dessa escola. Os pais contribuem com o desenvolvimento do colégio e doam seu tempo ofertando mão-de-obra para o benefício da unidade de ensino, seja para capinar o espaço, para pintar a parede, por exemplo.

Pais do alunos cooperam para preservar o ambiente escolar
Pais do alunos cooperam para preservar o ambiente escolar

A educadora física, Alice Vieira Andrade, é mãe de Yan, de 2 anos, aluno da Escola Micael. Com talento para artesanato e pintura, a mãe usa seu dom para deixar a escola mais bonita e decorada. Alice ressalta a evolução no desenvolvimento do filho, após ingressar na escola.

“Depois que entrou na escola, a criatividade dele aflorou bastante, pois aqui ele é estimulado o tempo todo. Ele começou a criar historinhas, a brincar sozinho, ficou mais independente. Para mim, como mãe, é uma grande conquista. Aqui eles têm muita liberdade, a criança explora o ambiente e tem contato com a natureza. A Escola Micael é uma extensão da nossa casa”, destacou a mãe.

Waldorf  X  escola normal

A avaliação na metodologia Waldorf é feita de forma continuada, não são realizadas provas, como na escola tradicional. O período da educação infantil vai de 0 a seis anos, na escola tradicional, a criança entra com cerca de dois anos completos.

Outro destaque da metodologia Waldorf é que professor de classe acompanha a mesma turma ao longo dos primeiros anos do Ensino Fundamental, estabelecendo uma ligação profunda e duradoura com seus alunos.

Alunos e professores da Escola Micael na sala de aula
Alunos e professores da Escola Micael na sala de aula

“No Ensino Fundamental as matérias são lecionadas em módulos temáticos, com duração aproximada de quatro semanas. Os alunos vivenciam o mesmo assunto, com interesse, assimilando a harmonia e a riqueza de cada disciplina”, explica Maria Aparecida.

Escola Pública Waldorf

A primeira escola pública com metodologia Waldorf do Nordeste foi inaugurada no dia 28 de junho em Aracaju, no bairro 17 de Março. A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Calumby Filho deverá ter capacidade para atender 120 crianças em turno único. Ao todo, a instituição conta com oito salas de aula voltadas à creche e ao ensino infantil.

Sala de aula da Escola Municipal Dr. José Calumby Filho
Sala de aula da Escola Municipal Dr. José Calumby Filho

O projeto foi uma iniciativa dos professores da rede pública municipal. Para capacitar os professores do município na Pedagogia Waldorf, o Instituto Social Micael (Organização sem fins lucrativos para apoio a formação de pedagogia Waldorf), parceiro da iniciativa, lançou uma pós-graduação em parceria com a Faculdade São Luís de França. O curso tem uma carga horária de 1.600 horas.

Equipe diretiva da Escola Municipal Dr. José Calumby Filho
Equipe diretiva da Escola Municipal Dr. José Calumby Filho

“A equipe de profissionais da escola Calumby acredita nessa metodologia, e tem certeza que esse projeto vai revolucionar o ensino publico em Sergipe”, destacou Antonielia Ribeiro, coordenadora pedagógica da Escola Calumby.

Conheça um pouco das atividades desenvolvidas pela Escola Micael http:// https://www.facebook.com/Escola-Micael-de-Aracaju-360860160660950/?fref=ts

Por Danielle Cavalcante, da equipe Vip

Deixe uma resposta