Ressaca de carnaval: confira 8 dicas para amenizar

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Suyan Araújo, nutricionista do GBarbosa. Foto: Shirley Vidal

Todos nós sabemos que para prevenir a ressaca são necessários alguns cuidados antes da ingestão de bebidas alcoólicas. Mas nem sempre nos atentamos a esses cuidados prévios.

‘Exagerei na folia de Carnaval, e agora, o que devo fazer?’ Não se preocupe, a nutricionista do GBarbosa, Suyan Araujo, dá dicas dos alimentos que você pode consumir para amenizar os efeitos pós-álcool.

Segundo a nutricionista, a ressaca ainda não tem cura. “Podemos minimizar os sintomas com algumas dicas simples: beber muito líquido, fazer refeições leves, tomar banho gelado, beber café e descansar”, explica Suyan Araujo.

Confira 8 dicas para curar a ressaca

1. Saladas, frutas e grelhados: Para metabolizar o álcool ingerido coma alimentos leves, como saladas, frutas e grelhados, para não dificultar a digestão e sobrecarregar os órgãos que trabalharam para processar o álcool.

2. Evite alimentos processados: eles contêm carboidratos refinados como açúcar, farinha branca e corantes. Além de favorecer a intoxicação do corpo, estes alimentos ainda podem aumentar os sintomas da ressaca

3. Gengibre e hortelã: é uma dupla interessante para combater o mal-estar alcoólico. Ajudam a diminuir a náusea.

4. Alecrim e pimenta-vermelha: são bons para aliviar a dor de cabeça. Prepare uma sopa de legumes e usar o alecrim e a pimenta-vermelha como temperos.

5. Chás: o boldo e o chá verde combinados ajudam a desintoxicar o fígado. É só aquecer a água e fazer a infusão.

6. Frutas: O abacate regulariza o sistema circulatório. O ideal é consumir in natura.

7. Hibisco: Como um dos efeitos do consumo de álcool é o inchaço e a retenção de líquidos, o hibisco pode contribuir para eliminar líquido. Use a versão desidratada da flor para preparar um refrescante chá gelado.

8. Sucos refrescantes feitos com frutas e vegetais: para recompor os sais minerais perdidos com a ressaca o ideal é ingerir sucos refrescantes feitos com frutas e vegetais, pois ajudam a repor vitaminas e sais minerais. A nutricionista do GBarbosa dá algumas ideias para sucos refrescantes. Confira abaixo:

Suco Vitaminado! Foto: Mundo Boa Forma
Suco Vitaminado! Foto: Mundo Boa Forma

• Maçã com tangerina – O suco é rico em potássio e ajuda a evitar a fadiga e as câimbras. Também tem altas doses de vitamina A, fósforo e niacina, que ajuda a diminuir o colesterol.
• Banana com água de coco – Rico em sais minerais como potássio e fósforo e vitaminas do complexo B.
• Manga com couve – O vegetal é uma excelente fonte de vitamina C e ferro. Já a manga é rica em gorduras boas e vitamina A.
• Maracujá com gengibre – Refrescante, a mistura é boa para quem está com a imunidade baixa. O gengibre age como descongestionante, fortalece o sistema imunológico e equilibra o metabolismo. Já o maracujá atua como calmante e anti-inflamatório.
• Cenoura com maçã e beterraba -O suco é rico em antioxidantes que fortalecem o organismo. A cenoura é fonte das vitaminas A e C, a beterraba contém grandes quantidades de ácido fólico, e a maçã ajuda a dar um sabor mais suave à mistura.

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