Como montar uma mesa com estilo

A arquiteta Lícia Acioly mostrou os segredos para um bom anfitrião

0

Receber com estilo exige alguns cuidados especiais que vão da lista de convidados à disposição dos talheres, louças e guardanapos à mesa. A convite da Norcon Rossi, tendo como cenário o apartamento decorado da Mansão Roberto Constâncio Vieira, a arquiteta Lícia Acioly mostrou os segredos para um bom anfitrião. Segundo ela, o ingrediente principal de uma mesa é o amor. Acioly ensinou como expressá-lo na hora de pôr a mesa.

alm_5756Passo 1
O jantar aberto a convidados pede um toque diferenciado. A sugestão inicial é usar o suplá. O acessório dará sofisticação à mesa e pode servir de proteção, caso o anfitrião escolha usar um jogo americano mais trabalhado.

alm_5772

Passo 2
À mesa, as louças devem ser postas na ordem inversa à ordem que será servido o menu. Abaixo, junto ao suplá, o prato principal, e, acima, o prato para a entrada. A sobremesa é servida no próprio prato.

alm_5818

Passo 3
Os talheres também seguem a lógica de ordenação da louça. O anfitrião deve atentar para colocá-los em ordem de uso, fora ficarão os talheres que serão usados primeiro. Os garfos devem ser postos sempre à esquerda; a faca fica à direita, com a serra posicionada para o prato. O talher para a sobremesa pode ser uma colher ou até mesmo o garfo e a faca, a depender do tipo de sobremesa servida. Eles ficam posicionados acima do prato. A dica de ouro para posicionar os talheres é observar o modo como se pega para leva-los à boca.

alm_5794

Passo 4
As taças são escolhidas conforme as bebidas que serão servidas. A sequência das taças, da esquerda para a direita deve ser, sempre, a seguinte: água, espumante, vinho tinto, vinho branco. Caso haja limitação de espaço, você pode fazer uma brincadeira com os volumes das taças, deixando a taça de água sempre de fácil acesso, à esquerda, pois a água servirá de adstringente das papilas gustativas na hora da harmonização.

alm_5785

Guardanapos
Os guardanapos de tecido são um charme à parte. A forma de dobrá-los faz parte da composição do visual da mesa. Há várias maneiras de fazê-la e selecionamos duas.
A primeira é mais simples:
Passo 1: Abre o guardanapo, traça uma linha imaginária dividindo-o ao meio.
Passo 2: Dividido, agora você pega cada uma das duas partes que ficaram e também divide-as ao meio. Em seguida, une as duas extremidades.
Passo 3: As dobras deixarão o guardanapo no formato retangular e comprido, você dobra de maneira que as duas extremidades se unam.
Passo 4: Feito isso, é hora do toque final. Você segura as extremidades unidas; pela dobra, você passa o anel decorativo.

Deixe uma resposta