Santarém: descubra a terra de Cabral

0

Diferente do Brasil, Portugal não tem dimensões continentais. Se fosse um estado brasileiro, as terras lusitanas (92.212 km²) caberiam no estado de Pernambuco (98.311 km²). Isso permite aos visitantes estrangeiros explorar o país de carro. Há diversas cidades espalhadas pelo interior do país com programação interessante.  Santarém é uma delas.

Localizada na região do Ribatejo, a cidade tem um filho ilustre conhecido dos brasileiros: Pedro Álvares Cabral. Para os lusitanos, o conquistador; para os brasileiros, o usurpador. Controvérsias a parte sobre o processo de colonização brasileiro, Cabral foi importante para o rumo que a história brasileira tomou.

O que vale aqui é mostrar o que tem de bom para se fazer na Terra de Cabral. Dar uma volta pelo Centro Histórico da cidade é um passeio agradável. As teias de ruas estreitas e sinuosas são um convite para os apreciadores de história.

Santarém é batizada como a capital do Gótico pelo conjunto arquitetônico que possui com as características do estilo. Uma das opções para conhecer o estilo gótico de perto é visitar a Igreja da Graça. Além disso, o templo abriga o túmulo de Cabral.

Ao lado da igreja, é possível conhecer a casa onde Pedro Álvares Cabral nasceu e viveu até se tornar desbravador dos mares. A construção mantém as características da época, com objetos pessoais de Cabral e sua família.

As cidades portuguesas são famosas pelos seus miradouros (mirantes). Em Santarém, o mais importante chama-se “Portal do Sol”, é uma parada obrigatória para aproveitar a vista do Rio Tejo.

Por José Rivaldo Soares, da equipe VIP

Deixe uma resposta