Seca em Sergipe: estudantes promovem campanha para arrecadar água

0
Foto: Ong São Francisco Vivo

O sertão sergipano está tomado por uma das piores secas dos últimos anos. A estiagem prolongada resulta na falta de água que atinge não só aos moradores daquela região no aspecto econômico, como também, afeta a saúde de pessoas e animais. Atentos às causas sociais, os alunos do Colégio do Salvador promovem campanha de arrecadação de água mineral para ser doada aos sertanejos.

Os interessados em participar da campanha, poderão fazê-lo levando garrafas de água mineral durante o horário de funcionamento do Colégio. A campanha não é restrita aos alunos e colaboradores, mas a todos que manifestarem interesse pelo gesto de solidariedade cristã.

As arrecadações serão recebidas até o dia 22 de março, Dia Mundial da Água. As doações serão repassadas para a Defesa Civil do Estado, que é a instituição responsável pela distribuição entre os municípios mais afetados.

Seca no Baixo São Francisco

Para se ter uma ideia do que ocorre no sertão, a região do Baixo São Francisco, banhada pelas águas do Velho Chico, também vive episódios de extrema preocupação. No último domingo, 5, uma balsa que fazia a travessia entre Penedo (AL) e Neópolis (SE), encalhou.

Durante horas os tripulantes aguardaram um resgate, que ocorreu por volta das 21h, quando o leito do rio voltou a encher.

O baixo nível das águas já é vivido há muito tempo pelos canoeiros e balseiros, que redesenham novas rotas com frequência. A seca sentida pelo Rio da Integração Nacional agrava-se com a diminuição  da vazão do reservatório na hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia.

Deixe uma resposta