Semana de Recursos Humanos da Faculdade São Luís discute o futuro do RH

0

Teve início na segunda-feira, 03/06, a I Semana de Recursos Humanos da Faculdade São Luís de França, com o tema “A inovação e o RH do futuro”. O evento faz parte da disciplina Projeto Integrador e conta com a participação dos alunos do 3º e 4º período do curso de Recursos Humanos na organização.

De acordo com a professora Maralyse Correa, o primeiro dia da semana acadêmica conta com uma palestra sobre o futuro da profissão e nos outros dias os alunos apresentarão trabalhos. “É como se fosse o trabalho de conclusão de curso deles. Nessa disciplina Projeto Integrador, que eles cursam desde o 2º período, os alunos trabalham o conceito de interdisciplinaridade, mesclando as disciplinas do semestre e interligando os assuntos. O resultado disso são as apresentações em forma de mesa redonda, aulas dirigidas, paródias e encenações”, contou a professora da disciplina que destacou a participação dos alunos na organização.

“Cada turma escolhe um tema e a partir daí trabalha toda a ornamentação e organização do dia que vai se apresentar”.
A professora também ressaltou a importância de eventos como este na vida acadêmica. “Sair do ambiente de sala de aula é sempre motivador para o aluno. Além disso, é uma atividade importante para colocar em prática o trabalho em equipe e é assim que a gente conhece os líderes, que a gente consegue identificar os perfis dos alunos dentro da própria área do RH”.

Para a noite de abertura do evento a professora e doutora, Jenny Dantas Barbosa, contou que resolveu falar sobre o “saber empresarial e o papel do profissional de RH nas organizações”. “Percebemos que o diferencial nas organizações são os talentos, o que diferencia uma instituição de outra, em qualquer área, o que torna uma empresa mais competitiva que a outra, são os talentos. Por isso vamos discutir a individualidade, o que se fazer com esse cenário atual, em que todos sabemos que a inteligência artificial está assumindo o papel das pessoas em algumas funções. Dessa forma, é fundamental que essas pessoas se preparem para esses novos desafios. Na área de recursos humanos, por exemplo, tem o foco mais tradicional que os grandes aplicativos já fazem, mas tem o RH estratégico e nessa área, os humanos são insubstituíveis”.

Novas profissões
A palestra também deu ênfase em como se destacar diante desse cenário de muitas transformações. “Temos profissões que serão substituídas a partir de 2030 por máquinas, mas tem o grande diferencial que são os profissionais que lidam com gente, esses serão demandados, mas o profissional tem que estar preparado para gostar de lidar com pessoas e ao mesmo tempo, entender as mudanças do ambiente”, relatou.
Os alunos prestigiaram a abertura da I Semana de Recursos Humanos e lotaram o auditório da Faculdade.

O universitário Daivid Kenedi Souza Santos, do 3º período, avaliou ser importante falar sobre o futuro da profissão e contou estar ansioso pelo evento. “Espero por dias de muito aprendizado. E também considero muito importante discutir como será o mercado de trabalho, principalmente diante de tantas mudanças que vão mexer com a nossa profissão”.

A aluna Vaneska Maria Soares Santos, 3º período, também estava na expectativa para adquirir novos conhecimentos. “É muito importante para o estudante ter uma nova visão da profissão de RH, que é muito mais do que estar em escritório, é uma oportunidade de ampliar a visão sobre o RH e mostrar que a profissão está evoluindo. O evento também é importante porque os alunos ficam responsáveis pela programação através das apresentações de trabalhos envolvendo as matérias do curso”.

Quem também estava ansiosa com o evento era a aluna do 3º período, Marielze Santos Oliveira, ela relatou que estava se dedicando para que sua apresentação fosse um momento especial. “E esse ano o Projeto Integrador está levando o nome do curso, então é muita responsabilidade. É muito gratificante e o resultado sempre é positivo, a iniciativa é ótima, pois além de mais conhecimento a gente pode socializar com outras turmas e ajudar um ao outro”, destacou.

Ainda na noite de abertura da Semana de Recursos Humanos, alunos e professores puderam curtir a apresentação de uma quadrilha junina que animou todos os presentes. O evento segue até o dia 05 de junho, no auditório da Faculdade São Luís, unidade Getúlio Vargas.

 

Deixe uma resposta