Setembro Amarelo: alunos encenam peça sobre suicídio

2

Com o intuito de conscientizar os alunos sobre a prevenção ao suicídio, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, o Colégio do Salvador realizou na manhã da sexta feira, 22, uma peça teatral com os alunos do 1ª ano A, do Ensino Médio.

Ao encenar a realidade que algumas pessoas vivem, os estudantes destacaram por meio de cartazes, sintomas que traduzem manifestações do suicídio. Palavras como angústia, desespero, solidão e medo, foram umas das expressões ressaltadas na peça.

Além disso, houve a simulação de uma jovem que expôs através do teatro, a realidade de uma menina que sofre bullying, por não ser reconhecida e valorizada dentro da sociedade.

De acordo com o professor Felipe Godoy, idealizador da ação performática, “a ideia é trazer uma mensagem importante para que as pessoas deem valor ao próximo, uma forma, também, de alertar a sociedade a prestar mais atenção em quem está ao lado, indivíduo que muitas vezes pede por socorro e não é notado”, destacou o professor.

A estudante Vitória Nunes, que participou da cena, frisou a relevância da apresentação. “O tema suicídio foi bem escolhido, pois nos dá a oportunidade de mostrar que atualmente o fato ocorre com frequência, principalmente entre os jovens. Portanto, o nosso objetivo foi mostrar a importância de uma palavra amiga, atenção e companhia “ , finalizou.

Promovendo olhar para as essas pessoas, os alunos buscaram mostrar que o suicídio pode se revelar de forma silenciosa, muitas vezes não sendo perceptível devido à correria cotidiana. Ao final da peça, os alunos promoveram um abraço coletivo, demonstrando que conforto, palavra amiga e apoio, eles também encontram na escola.

Por Yslla Vanessa, da equipe VIP

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta