Suco natural: nutricionista dá dicas de hidratação

De acordo com a nutricionista Cecília Vazquéz, os sucos naturais não têm a mesma função de hidratação da água, mas podem servir de aliados. Aprenda a fazer algumas receitas em casa!

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Uma hidratação adequada é fundamental para manter o corpo saudável e o suco natural é uma boa fonte de hidratação. Estar hidratado influencia no controle do bom funcionamento do organismo, mantém a temperatura corporal na medida certa, além de promover benefícios para manter a boa forma.

Está certo que a água é insubstituível na hidratação corporal, mas para aqueles que têm dificuldade de ingeri-la com frequência, os sucos naturais são ótimas opções de hidratação. Ou seja, o suco natural é uma bebida nutritiva e que hidrata!

De acordo com a nutricionista da clínica Espaço Ativo, Cecília Vazquéz, o suco natural não tem a mesma função de hidratação da água, mas pode servir de aliado para aqueles que não toleram beber água.

“Apenas a água tem a quantidade de micronutrientes fundamentais para o processo de hidratação. Quando o indivíduo tem dificuldade de se hidratar, por não aceitar água de forma alguma, é possível ofertar um pouco mais de suco, água de coco, chá, para tentar aumentar essa hidratação, mas nada vai substituir a água”, destacou.

A quantidade de líquido que o ser humano deve ingerir por dia é individualizada. “De 20 a 30 ml de quilo de peso”, ressaltou Cecília.

Frutas in Natura

As frutas contém água em grande quantidade na sua composição. Algumas mais que outras. Um bom exemplo são as frutas como o abacaxi, a melancia e o melão. Essas frutas têm um grande potencial nutricional, além de auxiliar na hidratação corporal.

“Caso a pessoa não goste de comer a fruta in natura, é possível fazer o suco natural, mas, de preferência, sem adoçá-lo, para não aumentar o consumo de açúcares refinados desnecessário, já que a fruta possui sua frutose natural”, ressaltou Cecília.

A nutricionista explica que é melhor tomar menos sucos e comer mais frutas, para não ter a diminuição de vitaminas e minerais, e assim, consumir os micronutrientes integrais da fruta, pois o suco é processado e açucarado.

Uma ótima opção para ingestão diária de líquidos são os sucos que combinam vegetais com frutas. São gostosos, vitaminados e nutritivos e uma maneira saudável e refrescante para manter o corpo mais saudável, bem hidratado.

O público vegetariano e vegano, por exemplo, são adeptos dos sucos mais vitaminados. E até dão dicas de uma boa alimentação com um cardápio variado. Veja aqui!

Sobre a moda do suco detox, Cecília alerta que ele não faz milagre, não emagrece, mas é um suco rico em vitaminas e minerais, como qualquer outro.

Confira algumas receitas:
Suco verde: (01 folha de couve, ½ maçã, ½ limão, 01 copo de água de coco, 01 fatia de abacaxi) bater tudo no liquidificador com 01 colher de sopa de linhaça ou aveia;

Suco de couve com limão: 02 folhas de couve, 02 limões (ou 01 abacaxi ou 01 laranja), 01 litro de água gelada, (hortelã a gosto), bater tudo no liquidificador.

Suco de cenoura e maçã: ½ cenoura picada, 01 maçã (com a casca), 300ml de suco de laranja, 20g colágeno em pó. Bater tudo no liquidificador e sirva com gelo.

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