Teatro musical combate a timidez

Quem atua e canta, seus males espanta. Conheça como o teatro musical pode ajudá-lo no combate à timidez

0

Num mundo cada vez mais comunicativo, expressar-se bem é essencial. E buscar essa comunicação é o primeiro passo para uma vida social satisfatória. Cursos direcionados para oratória são uma realidade presente no cotidiano daqueles mais tímidos que desejam melhorar as relações interpessoais. Mas, há uma forma de soltar a voz, o corpo e suas expressões, com arte, através do teatro musical.

Ao combinar música, dança e teatro, o teatro musical consegue estimular todas as funções motoras e cognitivas, desenvolvendo a inteligência emocional e, consequentemente, auxilia a superar a timidez. Laura Aguiar, professora na MusicAll em Aracaju, conta que a grande maioria das pessoas que chegam na academia de musical e audiovisual, são tímidas.

“Os alunos chegam um pouco mais retraídos. A diferença de como eles chegam para como eles saem é enorme. Aqui eles se soltam mais, aprendem a lidar, aceitar e a estimular as emoções que estão sentindo, reproduzindo-as em forma de arte”, relata Laura.

No teatro as emoções são mais do que bem-vindas, pois refletem a vivência e deixam a cena mais real. Um dos problemas das pessoas mais tímidas é que, apesar de sentirem os sentimentos e sensações, elas sentem dificuldades em expressá-las. “Todo mundo tem sentimentos, mas os mais tímidos estão acostumados a prender essas reações naturais do corpo. No teatro nós aprendemos a trabalhar essas reações de acordo com os nossos personagens, criando uma empatia até mesmo com nossos colegas de palco, solidificando as amizades”, ressalta a professora Laura.

Na sala de aula, todos trabalham como um só time, até mesmo arriscando nos passos de dança. Não tem problema não saber dançar, os movimentos são simples, pois precisa sobrar fôlego para o canto. “Um dos maiores medos dos alunos é o canto, eles dizem que não sabem cantar, mas a verdade basta só treinar. No coro, como é no caso do teatro musical, basta apenas que todos estejam no tom correto, de resto, é só diversão”, conta Nalini Menezes, professora de canto na MusicAll.

Sem contraindicações, o teatro musical inclui todos as faixas etárias e gêneros. “O teatro musical é para todos, além de ser uma diversão, é também uma carreira muito bonita e promissora, já que a cultura só tende a crescer”, complementa Saulo Duque McComb, professor de teatro na MusicAll.

Veja um dos aquecimentos de canto da academia MusicAll:

Por Amanda Magalhães, da equipe VIP

Deixe uma resposta