Thiago Ruas fala sobre música, poesia e ‘Receita do Dia’

Cantor sergipano, que segue carreira solo há dois, anos, conversou sobre a relação com a música, as influências além de novos projetos

0
O cantor Thiago Ruas fala sobre a carreira, música e sobre os novos projetos (Foto: Uly Silva)

Eu encho a vida de música, melodia e poesia. Essa é a ‘Receita do Dia‘”. O trecho do mais novo single de Thiago Ruas, Nota, descreve um pouco do trabalho do cantor sergipano que lançou no ano passado o seu primeiro CD, intitulado Receita do Dia.

Em meio a dificuldade de ser e viver a música, não só em Sergipe, mas em todo o mundo, Thiago apresenta um trabalho autêntico, autoral e regional, que tem conquistado a cena musical sergipana.

“Nosso estado, no sentido artístico é riquíssimo, temos trabalhos belíssimos e artistas sensacionais. No sentido de mercado ainda é muito precário, mas já tivemos bem menos e acredito que essa mudança seja algo gradativo mesmo. Isso também é parte de um processo de auto-aceitação, formação de identidade. As pessoas precisam se reconhecer nos artistas locais, é aí que está uma das principais questões”, opina.

Ele vem se destacando há cerca de dois anos com sua carreira-solo. Antes disso, ele integrava a banda de reggae Oganjah. Thiago se apresenta em bares e restaurantes da capital sergipana e também já participou de shows com artistas nacionais, a exemplo de Tulipa Ruiz e Teatro Mágico.

Influências
O cantor conta que a identificação dele com a música começou ainda na adolescência, mas foi em 2002 que iniciou, de fato, na área musical, auxiliando a fundação da Oganjah.

Agora, além do reggae raiz, Thiago também passeia por outros ritmos, mesclando em suas composições um pouco da malemolência da MPB e do samba também, sempre influenciado pelos grandes nomes da música brasileira.

“As influências são muitas, desde os discos de meus pais de Led Zeppelin, The Doors, Bob Marley, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Sivuca, até os batuques e cânticos da capoeira, e mais tantos outros artistas, Gonzaguinha, Dominguinhos, Maria Bethânia, Elis Regina, Clara Nunes, Djavan, Clube da Esquina, são muitos nomes”, explica.

CD 'Receita do Dia', lançado no ano passado
CD ‘Receita do Dia’, lançado no ano passado

Projetos
O resultado é um som único, de timbre leve e que tem cativado cada dia mais o público sergipano, que segundo Thiago, responde de forma positiva aos projetos iniciados por ele. Em 2016, Thiago lançou o primeiro CD, ‘Receita do Dia’, que traz canções da autoria dele, além de parcerias e interpretações.

Dentre os principais sucessos, estão os hits ‘Essa Dança‘ e ‘Calmaria‘, mas nos shows Thiago também costuma cantar sucessos de outros artistas, como Cazuza e Gonzaguinha, por exemplo.

O cantor, que atualmente vive de música, pretende fazer mais shows fora do estado e se prepara para lançar um single em breve. “Também pretendo gravar um EP ou quem sabe o segundo CD ainda esse ano”, complementou. Para conhecer mais sobre o trabalho do cantor, clique aqui.

Por Danielle Menezes, da Equipe Vip

Deixe uma resposta