TRT20 inaugurará Centro Judiciário de Solução de Disputas em Sergipe

A criação do CEJUSC-JT segue as diretrizes estabelecidas na Resolução nº. 174/2016, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que determina a instalação do Centro Judiciário em todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país

0
Thenisson Dória, desembargador presidente do TRT20

O TRT da 20ª Região inaugurará na próxima quarta-feira, dia 14/06, às 8h30, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em Sergipe (CEJUSC-JT). O evento terá início com a palestra do Juiz Auxiliar da Vice-Presidência do TST Rogério Neiva Pinheiro, que falará sobre as peculiaridades da conciliação. Logo depois, haverá descerramento da placa de inauguração do Centro Judiciário no 1º andar do Edifício-sede do TRT20, onde funcionará.

A criação do CEJUSC-JT segue as diretrizes estabelecidas na Resolução nº. 174/2016, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que determina a instalação do Centro Judiciário em todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país.

De acordo com o Desembargador Presidente, Thenisson Santana Dória, o CEJUSC-JT representa um desafio a ser superado, resgatando de modo mais enfático o princípio da conciliação, intimamente ligado ao processo trabalhista.

“A população passará a contar com um novo serviço público na Justiça do Trabalho, que tem por objetivo direto propiciar a solução de conflitos de forma participativa e solidificar a cultura da conciliação. Haverá economia de tempo e custos, além da diminuição de desgastes emocionais, ao contrário do que acontece quando o processo se estende por um longo período. Os envolvidos contarão com a colaboração de conciliadores capacitados, que coordenarão o diálogo, e um juiz que supervisionará a equipe. Assim, a Justiça do Trabalho cumpre com a determinação do CSJT, ao tempo em que reforça sua atuação na pacificação social. Que prevaleça o slogan: “Conciliação, o melhor caminho para a paz”, ressaltou o presidente.

Por Layanna Machado, da Equipe Vip

Deixe uma resposta