Turma da Mônica: por dentro da Maurício de Sousa Produções

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Visita na nova sede da Mauricio de Souza Producões

Na última sexta-feira, dia 14, fui até o bairro do Limoeiro fazer uma visita muito animada à Turma da Mônica. Esse foi o sentimento da minha criança interior que não deixou de aflorar ao conhecer a nova sede da Maurício de Sousa Produções, marca líder na produção de quadrinhos no Brasil, uma verdadeira ‘Love Brand’, com mais de 50 anos de atuação.

Um Chico Bento em plena pescaria já anunciava em frente à sede do moderno prédio espelhado, – situado em um condomínio empresarial da Lapa, em São Paulo – , o clima de criatividade e imaginação que permeiam o local.

Fachada da sede da Maurício de Souza Produções
Fachada da sede da Maurício de Sousa Produções

A convite da colega, Tássia Tieko Murasawa, que é a responsável pelo gerenciamento dos canais da empresa no YouTube e cursa comigo o MBA em Gestão da Comunicação Digital em Mídias Sociais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), fomos no total dez alunos ao encontro dos profissionais que dão vida às histórias lúdicas.

Lá, fomos carinhosamente recebidos pela equipe de Marcos Saraiva, Diretor de Desenvolvimento Comercial e líder do núcleo digital da Maurício de Sousa. Ou seja, as redes sociais, aplicativos, games e a estratégia comercial do núcleo audiovisual da empresa ficam sob a sua responsabilidade.

Bidu, o cachorro de Mauricio de Souza
Bidú, o cachorro de Maurício de Sousa

Nossa recepção também contou com a fofura do Bidú, cãozinho do Maurício que circula os setores de crachá, arrancando suspiros, risos e pondo moral. Moral? Sim, ele late com vontade quando não simpatiza com alguém.

Sede da Maurício de Souza: estúdio
Sede da Maurício de Sousa: estúdio

#MSPporDentro

Esta é a hashtag para revelar a intimidade de quem circula na Maurício de Sousa Produções (MSP). Em um tour amistoso, conversamos com roteiristas, responsáveis por produzir cerca de 1.300 páginas ao mês, uma média de 50 por dia.

Ah, os roteiristas da MSP tanto desenham como escrevem, verdadeiros artistas. Desenhistas, arte-finalistas, coloristas e letristas, se somam aos profissionais que atuam em um estúdio colorido e dividem espaço com a equipe administrativa.

Sede da Maurício de Souza
Sede da Maurício de Souza

Sem contar com o time de animação. Ali eles desafiam os limites de cada ângulo e dão show em novos produtos, como o ‘Mônica Toy’, que sem balbuciar uma palavra sequer, rompe a barreira da linguagem e alcança um público mundial cada vez maior.

Assista aqui a homenagem da Turminha ao Dia do Rock, disponível no canal do YouTube da Turma da Mônica. Inscreva-se lá para receber notificação das novas publicações!

Inovação, time e negócios

Como uma empresa ‘raiz’ em produção de conteúdo, a MSP tem buscado constante inovação e conta com um time de 300 funcionários para fazer a magia acontecer. Notei que há uma interessante composição nas equipes.

Há a ala da velha-guarda, esbanjando experiência, conhecimento profundo de processos e do público-alvo. Muitos estão lá desde o início da empresa, ou seja, há meio século. E há as gerações Y e Z, trazendo este intercâmbio de novidades, tendências e atualidades do mercado.

No geral, o espírito da companhia é jovem. Pudera, eles estão falando com crianças e jovens cada dia mais imediatistas, plugados nas redes, nos youtubers, mas também, assim como nós, fãs da Turma da Mônica.

Cartaz do filme
Cartaz do filme

“Estamos trabalhando em muitas novidades, a exemplo do filme a ser lançado e fechando novas parcerias”, adianta Marcos Saraiva. Indagado sobre ter Netflix nestas novidades, o diretor me respondeu com um sorriso no rosto de quem não pode revelar muito: nem disse sim ou não. Surprise!

Na sala de reunião com toda equipe de marketing e alunos da ESPM, nos concentramos e perguntamos detalhes de como se dá o trabalho no cotidiano, como são as gestões de crises de imagem nas mídias, geralmente provenientes do uso de produtos de uma das 150 empresas que utilizam os personagens da MSP.

Afinal, são 3 mil itens licenciados para associar a imagem de credibilidade da Turminha a produtos de higiene, alimentação, brinquedos, vestuário, dentre outros. Um grande desafio para a área comercial, que avalia cuidadosamente cada proposta.

Donas da Rua homenageia personalidades femininas, como artistas, para falar sobre empoderamento
Donas da Rua homenageia personalidades femininas, como artistas, para falar sobre empoderamento

Donas da Rua

Ainda descobrimos uma bela ação de empoderamento feminino que acontece  atualmente com o projeto, ‘Donas da Rua’. “Quem é mais dona da Rua do que a Mônica? Ela é uma menina muito emponderada!”, conta Marcos com orgulho da personagem que foi inspirada na própria mãe.

A MSP se somou à bandeira da ONU Mulheres e o resultado? Bem, em termos de marketing social, tem sido muito relevante, afinal, o cartunista mais amado do Brasil tem uma penetração de 80% das vendas de histórias em quadrinhos no mercado brasileiro e é um importante formador educacional e cultural, responsável pelo incentivo à leitura de milhares de crianças.

As histórias de empoderamento de mulheres e meninas podem ser consultadas em http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/. Ações como jogos de futebol com meninas também estão levando muitos pais e mães a repensarem os estímulos de educação e esporte que fomentam em casa.

Post do facebook 'A Turma da Mônica'
Post do facebook ‘A Turma da Mônica’

“A gente está atualmente neste exercício de olhar para as histórias e não colocar, por exemplo, sempre as mães dos personagens na execução dos serviços domésticos”, informa Tássia.

Que bom, pois os nossos filhos já estarão absorvendo uma nova maneira de ser da nossa sociedade: mais humana, justa, diversa, com respeito por todas as pessoas independente de credo, gênero, etnia ou formação. E essa é mais uma contribuição formidável da marca Maurício de Sousa para a evolução da comunidade.

Finalizo aqui meu artigo muito agradecida à Tássia, ao Marcos e toda equipe MSP pela oportunidade de troca ao abrirem as portas da nova casa de vocês.

 

1 COMENTÁRIO

  1. […] Made in Brasil, conto sempre sobre a Maurício de Sousa Produções, uma empresa raiz de conteúdo. A Mônica é a rainha brasileira do licenciamento de marca. Diversos produtos querem estampar e obter o direito de uso de imagem da turminha. A Mônica Toy é uma das séries que mais bombam no YouTube, com acesso mensal acima de 300 milhões de visualizações! E claro, obtém monetização por isso. Estive em julho deste ano lá na sede da Maurício e conto tudo aqui. […]

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