Vai morar junto ou sozinho? Confira dicas de como organizar a nova casa

0

Estamos no mês de maio, conhecido mundialmente com o mês das noivas, certo? Pode até ser, mas hoje em dia é muito comum as pessoas simplesmente juntarem as escovas de dentes, ou então, resolverem que está na hora de morar só.

Com o número de casamentos em queda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, há outra tendência forte a se observar: pessoas que optam por morar sozinhas. No Brasil, tal perfil chega a ocupar até 15% dos domicílios, de acordo com o Censo de 2015. Para quem se encontra em uma dessas fases, a personal organizer, Cris Rocha, dá dicas de como se preparar para este momento de forma prática e econômica.

Para dar o pontapé inicial na escolha dos itens, o primeiro passo é observar as necessidades da casa, de cada ambiente e se tem ou não espaço suficiente para acomodar o que você deseja. “Conheça bem a sua casa e imagine o que seria útil e importante para cada local. Em cada armário, o que daria para guardar para não ficar com o ambiente desorganizado? Outro ponto para quem tem pouco espaço para acomodar os produtos é priorizar o que for básico e essencial para iniciar esta nova fase da vida. Na cozinha, verificar quantos armários têm, o que comporta, o que realmente será útil e funcional para o dia a dia”, pontuou a personal organizer.

A partir desse perfil por ambiente você consegue listar os utensílios e eletrodomésticos necessários. Lembre que o mais importante é ganhar ou comprar o necessário para sua casa e que os objetos fiquem acomodados nos locais que você determinou para cada um, isso irá evitar o acúmulo de coisas inúteis.

De acordo com Cris Rocha, saber se um objeto é funcional parte do princípio do quanto ele será útil para o seu dia a dia, pois se for algo que lhe dê muito trabalho para usar, despender boa parte do tempo que você poderia estar utilizando para outra coisa, esse produto deixa de ser funcional para você.

E foi pensando na funcionalidade que a Krea, marca própria da Cencosud, criou uma variedade de produtos para todos os ambientes da casa, proporcionando que as pessoas encontrem em um só lugar, desde itens de decoração como utensílios para cozinha. Sempre primando na variedade, qualidade e design moderno, de olho em peças que são tendências no mercado e sem esquecer das tradicionais, a Krea conta com produtos alegres e criativos, que também possibilitam a organização dos ambientes e que podem ser encontrados nas lojas GBarbosa.

Quando o assunto é decoração, a orientação é sugerir cores e estilos dos produtos que combinem com o que escolheu para decorar a sua casa. “Vai depender muito do estilo da pessoa ou do casal e se terá ou não a ajuda de um decorador. A priori sugiro cores neutras, caso não tenha algo já pré-definido, porque não irão interferir no ambiente e também são mais fáceis de adquirir caso venham a quebrar. Por exemplo, aparelho de jantar branco, e peças coringas: fruteira, abajus, tapetes, relógio de parede, porta-retrato, almofadas, caixas organizadoras”, lembrou a profissional.

Dicas práticas

Panelas –  Um jogo é o ideal, a quantidade de peças e tipo de material vão depender da utilidade também;

Potes – preferencialmente os de vidro, são mais fáceis de limpar e não acumulam bactérias. O ideal é um  jogo de potes para guardar os mantimentos abertos, outro para guardar sobras de comida na geladeira e caso você goste de deixar comidas congeladas tenha um kit apropriado também. Lembrando que a quantidade vai depender dos hábitos alimentares dos integrantes da casa. Geralmente são necessários recipientes para mantimentos como arroz, feijão, macarrão espaguete, açúcar e farinha;

Jogos de cama e de toalhas – pelo menos três jogos de cama, três toalhas de banho e rosto, porque entende-se que irá trocar uma vez por semana e uma fica para ocasional visita;

Evite: Objetos que, mesmo sendo “coisas da moda”, não fazem parte dos seus hábitos ou não combinam com seu estilo.

A organização

Para não ter dor de cabeça na hora da arrumação, Cris Rocha, destacou as caixas organizadoras em plástico ou em tecido da Krea, e também sacos a vácuo. “Elas são muito úteis em armários pequenos para acomodar peças de rouparia que não serão utilizadas no dia a dia, ou roupas que só usamos em algumas épocas, por exemplo, casacos de inverno, roupas de festas. Vale ressaltar que é importante sempre colocar dentro das caixas um anti-mofo porque essas caixas não serão manuseadas com frequência”.

Deixe uma resposta