Vegetarianos contam segredo de uma boa alimentação

1

Convidar os amigos para curtir um churrasco em um domingão de sol é de praxe. Mas, se por acaso, alguns dos amigos fossem vegetarianos, complica?

Sem problemas, os vegetarianos têm ótimas opções de pratos para comer em companhia de amigos carnívoros. E acredite, o cardápio vai muito além de alface e grão de bico. Um espetinho cheio de legumes grelhados e carne de soja crocante é uma boa pedida.

Ser vegetariano não é um bicho de sete cabeças, e é possível participar de eventos sociais, como um churrasquinho, se alimentando bem e de forma saudável.

Em geral, a motivação que leva uma pessoa a ser vegetariana está ligada a compaixão com os animais. Foi o caso da estudante universitária Luiza Allan Aragão, de 20 anos, que se tornou vegetariana há poucos meses.

Processed with VSCO with c1 preset
Luiza Allan mantém uma página no instagram para divulgar sua dieta vegetariana

“Não acho que algo deva morrer ou sofrer pra que eu me alimente. O vegetarianismo me traz uma nova perspectiva de mundo. Empatia, amor ao próximo e compaixão. Além disso, tenho muito mais disposição que antes”, garante Luiza.

A jovem dissemina em sua página “Não como só alface” no instagram, as opções de restaurantes, em Aracaju, que oferecem cardápios com pratos convidativos para o público vegetariano. Além de dar dicas, Luiza também põe a mão na massa e apresenta pratos de sua autoria.

Se enveredar pela cultura “veg”, certamente, é mais fácil para os adeptos de uma boa alimentação baseada em frutas e vegetais. O engenheiro de software, Arie Rodrigues, de 30 anos, é vegetariano há 11 e, desde criança, tem preferência por alimentos oriundos da terra.

Arie Rodrigues não dispensa um sushi sem proteína de peixe
Arie Rodrigues não dispensa um sushi sem proteína de peixe

“Não como carne, mas consumo uma grande variedade de alimentos saudáveis. É extremamente fácil e possível, basta estudar e conhecer os tipos de alimentos que fazem bem à saúde. Nunca fui dependente de proteínas da carne, talvez, por isso, tenha sido tranquilo me manter na dieta vegetariana”, ressaltou.

Palavra da especialista

De acordo com a médica nutróloga, Dra. Norma Leite, adotar uma dieta vegetariana traz benefícios à saúde, pois melhora os níveis de açúcar e gordura no sangue, melhora a qualidade do sono e do ritmo intestinal. “A dieta, de preferência, deve ser acompanhada por um profissional de saúde como médico nutrólogo, clínico e nutricionista”, alerta a médica.

Ssegundo a nutróloga Norma Leite, dieta vegetariana traz benefícios à saúde
Segundo a nutróloga, Norma Leite, dieta vegetariana traz benefícios à saúde

Ainda segundo a médica, quem adere a dieta vegetariana deve fazer um check up clínico laboratorial de dosagem de vitaminas e minerais para saber se é necessário fazer suplementação artificial. “Principalmente das vitaminas B12, ViT D e mineral zinco. Se necessário, é preciso suplementar-se”, explica.

Opções de restaurantes Vegs

Ser vegetariano já foi mais difícil. Antigamente, a opção em abrir mão do consumo de carne ou até mesmo de qualquer produto de origem animal – no caso dos chamados veganos – esbarrava na falta de opções nos cardápios dos restaurantes convencionais. Para suprir essa demanda, cresceu em Aracaju o número de restaurantes especializados na culinária livre de animais.

Veja algumas opções:

-Viva Natural- Endereço: R. Própria, 10 – Centro, Aracaju
-Om Shanti Cozinha Vegana- Av. Augusto Maynard, 475 – -São José, Aracaju
-Ágape Natural- R. Dr. Célso Oliva, 518 – Treze de Julho
-Da terra- Cozinha naturista e vegana (Delivery)- Rua Rafael de Aguiar, 427, Pereira Lobo

Por Danielle Cavalcante, da equipe VIP

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta