Veja como aproveitar os dias de sol sem descuidar da pele

0

Mar e sol, combinação perfeita no verão do nordeste. Época de praias e piscinas lotadas e muita gente querendo colocar o bronze em dia. O problema é que a estação mais quente do ano pode trazer consequências negativas para pele, caso a exposição ao sol seja feita sem os devidos cuidados.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o que fazer para se expor aos raios solares com a devida proteção, a farmacêutica Luciana Melo, da rede de farmácias GBarbosa, dá dicas valiosas que vão te deixar mais tranquilo quando for aproveitar os dias de sol.

Primeiro a profissional esclareceu que filtro e protetor solar são o mesmo tipo de produto, é só uma questão de nomenclatura. A diferença existe entre os filtros físicos e os filtros químicos, que agem de forma diferente na nossa pele. No primeiro, a pele não absorve os raios solares, pois estes filtros são refletores. Já no segundo tipo, a absorção é feita de forma menos agressiva e o restante dos raios é refletido.

Ainda segundo Luciana Melo, é possível se bronzear usando protetor solar, mas sempre utilizando protetor solar de fator mínimo 30, e de preferência, que o bronzeamento seja feito gradativamente, evitando queimaduras solares e estimulando a produção de melanina. Para quem gosta de usar os bronzeadores para conseguir aquela pele morena, a farmacêutica alerta. “Os bronzeadores têm um FPS baixo (de 2 a 15) e não são suficientes para proteger a pele da exposição solar. O bronzeador age geralmente acelerando a produção de melanina”, destacou.

Para as crianças, o mais indicado é o fator solar acima de 30 e de preferência filtros solares físicos (inorgânicos), que têm menor probabilidade de causar alergias. Lembrando que tanto em adultos como em crianças, é importante aplicar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar a cada 2 horas.

“Todos os protetores solares saem na água, em menor ou maior quantidade, e com a transpiração natural da pele. É necessário reaplicar a cada 2 horas ou de acordo com a recomendação do fabricante”, explicou.

A profissional também deu uma dica para quem tem pele oleosa/acneica, que deve utilizar protetores solares que não contenham substâncias comedogênicas na formulação, que são os protetores Oil free(sem óleo) e formulações em gel.

Existem no mercado vários tipos de protetores. Corporais, faciais, infantis, labiais, cremes e óleos para cabelo com fator de proteção, com preços que vão variar de acordo com tamanho (quantidade), fator de proteção, formulação e marcas. Com certeza você vai encontrar um produto que se adeque à sua necessidade, por isso, não tem motivo para ficar sem proteção.

Lembrando que o uso de filtro solar deve ser um hábito diário, mesmo que não haja uma exposição direta ao raios solares.

Deixe uma resposta