VI Conferência do Programa Trabalho Seguro acontece este mês no TRT20

0

No próximo dia 12/12, acontecerá a VI Conferência Estadual do Programa Trabalho Seguro. O evento será realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), às 10h e terá como tema “Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho”.

A conferência faz parte das ações do Programa Trabalho Seguro e será conduzida pelo doutor em Teoria Psicanalítica, Bruno Leal Farah. O palestrante, que atualmente é psicólogo do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, tem experiência na área de clínica psicanalista e psicologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão no trabalho, gestão do conhecimento, liderança, psicanálise e sociedade contemporânea.

O evento discutirá questões importantes como as relações entre o aumento das depressões no trabalho e o assédio organizacional, as diferenças entre assédio moral e o organizacional e por que estão tão em voga atualmente e como o assédio abala o senso de capacidade dos trabalhadores, podendo ocasionar doenças como a depressão e a síndrome de Burnout.

“Diante da incapacidade das empresas contemporâneas criarem políticas organizacionais para combater um cenário de adoecimento psíquico, verifica-se o aumento do absenteísmo (introjeção da violência pelo indivíduo), aumento de erros (transferência da violência para a empresa) e propagação do assédio moral (deslocamento da violência para outras pessoas). Os prejuízos para as empresas são inúmeros e por isso, é importante repensar as práticas gerenciais em direção a novos modos, coletivos, de organização do trabalho”, explica Bruno Farah.

O evento é voltado para profissionais das áreas gerenciais, empresários, profissionais da Saúde e Segurança do Trabalho e demais interessados. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no dia a local da conferência.

Programa Trabalho Seguro

O Programa Trabalho Seguro é um programa nacional de prevenção e combate a acidentes e doenças de trabalho, criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O principal objetivo é reduzir o número de acidentes no trabalho, por meio da formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da política nacional de saúde no trabalho.

Em Sergipe, o programa é executado pelo GETRIN20, que, além do TRT da 20ª Região, é formado por Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Deixe uma resposta