Workshop traz danças afrolatinas para o cenário sergipano

0
Foto: Lúcio Teles

Não tem quem não se balance ao som de Despacito e Paradinha, músicas que já grudaram nas rádios, na cabeça e no corpo. E para quem quer dominar a pista de dança ao som dos top hits, não pode perder o Workshop de Dancas Afrolatinas, que acontece no próximo dia 1º de julho, às 15 horas, no Espaço Entre As Pernas, na Aruana, zona de expansão de Aracaju.

O workshop traz noções iniciais dos principais ritmos caribenhos de dança urbana do momento, como o Dancehall, o Reggaeton e o Pop Latino, mantendo o foco no empoderamento e desenvolvimento feminino através da movimentação corporal. “Buscamos fazer com que as participantes tenham uma experiência vivencial através dessas danças, de maior contato com seu corpo e expressão através do movimento”, disse a ministrante Débora Lima.

O Dancehall ou Ragga (Jamaica), assim como o Reggaeton (Puerto Rico), são estilos musicais e principalmente de bailado que tem se proliferado no universo Pop Latino. “São danças nascidas e desenvolvidas nas ruas dos centros urbanos e nos bailes de comunidades. Elas são para a América Latina o que o Hip Hop é para os Estados Unidos”, comentou Débora.

Esses ritmos, atualmente, são base de boa parte dos grandes sucessos que tem atingido as paradas latino-americanas. “Eles exploram bastante os movimentos a partir da pélvis, que são característicos das danças africanas, sendo assim um movimento com bastante aproximação aos movimentos contemporâneos urbanos da Africa como o Kuduro, Kizomba e o Afrohouse”, explicou.

A ministrante Débora Lima é psicóloga, artista e instrutora de circo. Iniciou na dança ainda criança, no balé clássico, e passou pela dança moderna e danças étnicas, como dança cigana, afro e flamenco. Atualmente, seus estudos e produção artística tem se voltado para as danças urbanas latinas, como dancehall, reggaeton e soca, e africanas, como kizomba, kuduro, afrohouse e tarraxa.

A inscrição no workshop custa R$ 40 e pode ser feita pelo telefone 99949-7469. O Espaço Entre As Pernas fica na avenida Maria Vasconcelos de Andrade, 1618, Residencial Horto do Carvalho, bairro Aruana.

Via Ascom

Deixe uma resposta