Fim de ano é época de reunir toda família. Para comemorar o Natal e Réveillon, a ceia costuma ser farta com o tradicional peru, chester, pernil suíno e arroz com passas, certo?
Para lhe ajudar a criar um menu festivo mais criativo, conversamos com a especialista em Gastronomia, Danila Duarte, chef do restaurante Dona Divina.
Pensando no histórico de miscigenação do brasileiro, Danila conta que para 2017, a ceia deve ficar ainda mais atrativa, com decorações e comidas de diferentes tipos e sabores.
Além disso, a gastrônoma relata que os sabores vêm de uma história antiga, resultado de tanto estímulo e dedicação à gastronomia.
“Nossos ancestrais indígenas nos apresentaram sabores da natureza. E os escravos, com a colonização, nos ensinaram a força dos temperos e das pimentas. Eles elaboraram algumas sugestões de cardápio, do mais tradicional ao mais exótico, para estimular todos a colocar a mão na massa”, destaca a especialista.
A Chef Danila deu sugestões de três menus, com dicas de pratos para compor a ceia natalina. Confira:
Cardápio 1, o mais tradicional:
Entrada: Brandade de bacalhau e chips de macaxeira
Prato Principal: Pernil de Cordeiro com ervas e arroz de lentilhas com cebolas crocantes.
Sobremesa: Panetone de Chocolate recheado com Sorvete de Tapioca


Cardápio 2, o mais Contemporâneo:
Entrada: Banana da terra recheada com siri e farofa de castanhas
Prato Principal: Salmão ao molho de Manga com camarões na manteiga de ervas
Sobremesa: Cheesecake descontruída de Siriguela ou Cheesecake de morango


Cardápio 3, o mais exótico:
Entrada: Tartar de Caju com quinoa negra e abacate
Prato Principal: Filet com molho de sésamo, com picles de acelga e amendoins caramelizados servido com canelonis de acelga
Sobremesa: Sorbet de gengibre com calda de cumaru e crumble nozes

E se após a ceia natalina o plano é curtir uma balada, confira todas as opções que Aracaju reserva para este fim de ano aqui.
Por Yslla Vanessa, Equipe VIP