
Parece difícil conciliar a paixão por plantas e a moradia em locais compactos, como apartamentos ou casas pequenas, não é mesmo? No entanto, com criatividade e sabendo escolher os tipos e tamanhos corretos de plantas, é possível, sim, inserir mais verde no seu lar.
Além dos mini jardins, jardins verticais e mini hortas, há como opção também os terrários, que são pequenos jardins montados dentro de recipientes de vidro, como aquários, vasos e até mesmo, lustres e lâmpadas. O que vale mesmo é usar a criatividade!
No entanto, antes de escolher qual tipo de jardim você deseja ter na sua casa, é necessário observar alguns pontos. O primeiro é analisar o espaço: se você possui um cantinho que possa abrigar uma pequena horta ou jardim vertical ou se apenas dispõe de pequenos espaços livres. Se a resposta for a segunda, você pode optar pelos terrários.

Para montar, basta apenas dispor de um recipiente de vidro, de terra vegetal, pá para jardinagem, pequenas pedras (que podem ser coloridas) e claro, as plantas. As mais utilizadas são as minissuculentas, como a planta pérola e a orelha de gato.

Jardins verticais e hortinhas
Mas, se você tiver espaço na varanda, por exemplo, é possível ter algumas plantas num minijardim ou ainda uma hortinha vertical, para utilizar temperos frescos nas receitas. Para isso, a bióloga Julianna Matos indica que o local onde as plantas serão colocadas seja analisado.
“Primeiro, deve-se observar a ventilação e a incidência de sol do lugar, pois existem plantas que se adaptam e necessitam de bastante luz, outras não. Feita essa análise, é só escolher as plantas adequadas”, explica.
De acordo com a profissional, para locais de meia sombra, que são mais comuns, o ideal é investir em orquídeas, suculentas, antúrios e lírios. Há ainda os cactos, que são existentes, exigem poucos cuidados e podem dar um charme extra à decoração do lar. Mas, se a escolha por pelo cultivo de hortaliças, ela alerta que é necessária uma maior incidência de luz.
“No caso da opção pelas hortinhas, com coentro, alecrim, salsa, manjericão, hortelã, a pessoa que vai plantar tem que saber que elas precisam de sol, por isso devem ficar em locais iluminados naturalmente e arejados”, complementa.
Neste caso, como elas não crescem muito e são frequentemente aparadas para uso das folhas, as hortaliças se tornam ideais para quem não tem espaço, podendo inclusive, ser armazenadas nas paredes – conhecidas como jardins verticais.

Cuidados
Para estes tipos de plantação, os cuidados são simples, segundo ela. Basta regar de uma a duas vezes ao dia, além de observar sempre se estão recebendo luminosidade e crescendo saudáveis.
No entanto, no momento da escolha, é preciso pesquisar também se as espécies desejadas são venenosas, em caso de possuir crianças e animais de estimação em casa.
“Mesmo que as plantas fiquem suspensas, corre-se o risco das folhas caírem e as crianças ou bichinhos ingerirem. Por isso, é preciso ficar atento antes de escolhê-las”, ressalta Julianna.
Por Danielle Menezes, da equipe VIP
[…] O programa ‘É de Casa’, da Rede Globo, também ensinou a fazer o minijardim de suculenta com rolhas. Caso tenha dúvida, assista. Para saber como montar outros tipos de minijardins, confira algumas dicas. […]