O batom vermelho já inspirou muitos músicos, poetas e vários artistas plásticos e visuais.
O poder que ele confere à feminilidade foi agora comprovado por uma pesquisa científica da equipe de inovação da Natura. Ficou constatado que, ao usá-lo, a autoestima da mulher fica elevada.
“Me senti mais poderosa maquiada, principalmente depois que eu experimentei o batom”. Esse foi um dos testemunhos obtidos pelo estudo realizado em São Paulo, com 31 mulheres, de 25 a 41 anos e tons de pele heterogêneos.
“Constatamos que o batom vermelho é capaz de aumentar a percepção de beleza, feminilidade, alegria e autoestima”, afirma Daniel Gonzaga, diretor de desenvolvimento de produtos da Natura.
Metodologia
No focus group, foram reunidas mulheres que gostam de se maquiar com frequência, porém, não tinham o hábito de usar batom vermelho. “Foi possível comprovar que o batom empoderava essas mulheres a se relacionar com o mundo de uma forma mais confiante”, diz Gonzaga.
As emoções das voluntárias foram avaliadas através de questionário e filmagem em três etapas: na primeira, estavam sem nenhuma maquiagem; na segunda, usavam apenas base para uniformizar a pele do rosto; por último, além da base, usaram o batom vermelho da linha Natura Aquarela.
“Com essa tecnologia, mapeamos as emoções positivas e suas intensidades ao longo da experiência da maquiagem”, afirma Gonzaga.
As participantes relataram ter estabelecido uma nova relação com o batom vermelho. “Até então, muitas delas acreditavam que a maquiagem poderia deixá-las com aparência muito extravagante ou vulgar. Para elas, a experiência foi uma oportunidade para refletir sobre como se sentiam como mulheres e questionar alguns padrões sociais”, pontua o diretor de desenvolvimento de produtos da Natura.
Com informações da Redação Natura Campus