Convidar os amigos para curtir um churrasco em um domingão de sol é de praxe. Mas, se por acaso, alguns dos amigos fossem vegetarianos, complica?
Sem problemas, os vegetarianos têm ótimas opções de pratos para comer em companhia de amigos carnívoros. E acredite, o cardápio vai muito além de alface e grão de bico. Um espetinho cheio de legumes grelhados e carne de soja crocante é uma boa pedida.
Ser vegetariano não é um bicho de sete cabeças, e é possível participar de eventos sociais, como um churrasquinho, se alimentando bem e de forma saudável.
Em geral, a motivação que leva uma pessoa a ser vegetariana está ligada a compaixão com os animais. Foi o caso da estudante universitária Luiza Allan Aragão, de 20 anos, que se tornou vegetariana há poucos meses.

“Não acho que algo deva morrer ou sofrer pra que eu me alimente. O vegetarianismo me traz uma nova perspectiva de mundo. Empatia, amor ao próximo e compaixão. Além disso, tenho muito mais disposição que antes”, garante Luiza.
A jovem dissemina em sua página “Não como só alface” no instagram, as opções de restaurantes, em Aracaju, que oferecem cardápios com pratos convidativos para o público vegetariano. Além de dar dicas, Luiza também põe a mão na massa e apresenta pratos de sua autoria.
Se enveredar pela cultura “veg”, certamente, é mais fácil para os adeptos de uma boa alimentação baseada em frutas e vegetais. O engenheiro de software, Arie Rodrigues, de 30 anos, é vegetariano há 11 e, desde criança, tem preferência por alimentos oriundos da terra.

“Não como carne, mas consumo uma grande variedade de alimentos saudáveis. É extremamente fácil e possível, basta estudar e conhecer os tipos de alimentos que fazem bem à saúde. Nunca fui dependente de proteínas da carne, talvez, por isso, tenha sido tranquilo me manter na dieta vegetariana”, ressaltou.
Palavra da especialista
De acordo com a médica nutróloga, Dra. Norma Leite, adotar uma dieta vegetariana traz benefícios à saúde, pois melhora os níveis de açúcar e gordura no sangue, melhora a qualidade do sono e do ritmo intestinal. “A dieta, de preferência, deve ser acompanhada por um profissional de saúde como médico nutrólogo, clínico e nutricionista”, alerta a médica.

Ainda segundo a médica, quem adere a dieta vegetariana deve fazer um check up clínico laboratorial de dosagem de vitaminas e minerais para saber se é necessário fazer suplementação artificial. “Principalmente das vitaminas B12, ViT D e mineral zinco. Se necessário, é preciso suplementar-se”, explica.
Opções de restaurantes Vegs
Ser vegetariano já foi mais difícil. Antigamente, a opção em abrir mão do consumo de carne ou até mesmo de qualquer produto de origem animal – no caso dos chamados veganos – esbarrava na falta de opções nos cardápios dos restaurantes convencionais. Para suprir essa demanda, cresceu em Aracaju o número de restaurantes especializados na culinária livre de animais.
Veja algumas opções:
-Viva Natural- Endereço: R. Própria, 10 – Centro, Aracaju
-Om Shanti Cozinha Vegana- Av. Augusto Maynard, 475 – -São José, Aracaju
-Ágape Natural- R. Dr. Célso Oliva, 518 – Treze de Julho
-Da terra- Cozinha naturista e vegana (Delivery)- Rua Rafael de Aguiar, 427, Pereira Lobo
Por Danielle Cavalcante, da equipe VIP
[…] O público vegetariano e vegano, por exemplo, são adeptos dos sucos mais vitaminados. E até dão dicas de uma boa alimentação com um cardápio variado. Veja aqui! […]